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como criar um conteudo de qualidade

O que é um conteúdo de qualidade e como aplicar no seu negócio?

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Praticamente ninguém discorda sobre a eficácia de um conteúdo de qualidade para se fazer um blog, mas existem várias formas de se analisar um conteúdo.

O que realmente faz um conteúdo ter qualidade o suficiente para ser relevante para sua audiência e, consequentemente, para os mecanismos de busca?

A resposta é simples: a estratégia por trás dessa criação de conteúdo precisa ser assertiva.

Existe um limite entre conteúdo de qualidade e o sucesso de um site. Você precisa ter algo a mais do que apenas conteúdos bem escritos.

É certo que blogs de sucesso e conteúdos de qualidade estão interligados, mas há mais do que isso para se ter sucesso de verdade. Portanto, o conteúdo bom não é somente a forma como ele foi escrito, mas também a estratégia tem que estar de acordo para que os resultados sejam realmente grandes.

Existem pelo menos 4 parâmetros que definirão um conteúdo de qualidade. Eles são:

  • Estrutura da ideia: como a ideia foi estruturada;
  • Tempo: se existe ou não pessoas o suficiente que precisam do tópico criado no tempo certo;
  • Distribuição: o conteúdo foi criado para o canal em que será visto e lido?
  • Escrita: com que eficácia as ideias são transmitidas para os leitores?

Todas as dicas anteriores de criação de conteúdo de qualidade devem estar alinhadas com base no conhecimento sobre o assunto.

É por isso que é difícil criar um conteúdo excelente para um site. Se você parar para analisar, não existem muitos conteúdos que se enquadram no “diagrama de Venn” abaixo:

diagrama de Venn para criacao de conteudo

Pensar em acertar sempre essa combinação perfeita de criação de um conteúdo de qualidade é, na maioria das vezes, apenas uma expectativa irreal para criação de conteúdo.

Se você parar para analisar, isso acontece com a maioria dos blogs, mas muitos sabem como funciona o poder da lei do marketing de conteúdo – que inclui saber que somente algumas partes de um site realmente terá tráfego orgânico.

Mas esse diagrama não foi criado em vão, se você entender como funcionam esses 4 parâmetros comentados anteriormente, você estará muito mais próximo do sucesso do que imagina.

Quanto mais você entender sobre o assunto e sobre os outros pontos do diagrama anterior, melhor será seu conteúdo.

Nas próximas sessões iremos disponibilizar sacadas imperdíveis sobre produção de conteúdo. Você saberá como ter mais expertise, melhorará sua produção de conteúdo em qualidade e terá em mãos algumas armas que farão de você melhor do que é hoje.

Estrutura ou Ângulo: todo conteúdo de qualidade começa com uma excelente ideia

Como falamos e já sabemos, o marketing de conteúdo não é apenas baseado no conteúdo de qualidade, você precisa enquadrar os tópicos abordados de forma que o interesse do seu público em potencial seja captado.

diagrama de conteudo focado na estrutura

Se você perceber, os tópicos de conteúdo não estão listados no diagrama de Venn, isto acontece por razões muito óbvias. Tópicos de conteúdo são fáceis de implementar. No entanto, poucos blogs possuem êxito por conta de suas apresentações de tópicos.

Já a estrutura, no entanto, possui um papel muito mais importante. Saiba que a estrutura e o ângulo de conteúdo correto são muito mais interessantes.

Você pode notar que a maioria dos conteúdos abordam os assuntos de forma direta. Muitos se baseiam em palavras-chave para criar postagens. O que muitas vezes pode ser um erro, pois nos deixam “presos” e sem ideias do que realmente será preciso para encantar ao leitor que vai precisar do texto para resolver algo.

Se você parar para analisar, a maioria dos profissionais de makerting de conteúdo foca na ideia de que devemos escrever para os mecanismos de pesquisa e para as pessoas, mas isso é apenas especulação até que você perceba como realmente os valores das suas postagens devem ser entregues para sua audiência.

Existe uma grande diferença entre como deve ser feita a estrutura, e como deve ser criado o ângulo de atração em um conteúdo para a audiência em questão. Um forte exemplo disto é a força de um título. Muitas vezes o foco no negativo pode ser a saída para um conteúdo bombar.

Um grande exemplo disto é um conteúdo que a Trello publicou falando sobre: Por que o Trello não conseguiu criar um negócio de US $1 bilhão +, escrito por Hiten Shah. Este é um exemplo perfeito.

Se você perceber, essa abordagem não é tão direta e não mostra um interesse de cara sobre a venda da ferramenta. Caso Hiten tivesse decidido fazer um título baseado na venda, como este: “Como a Trello conseguiu fazer com que uma ferramenta gratuita rendesse US $400 milhões”. Embora nós acreditemos que este título seja atrativo e interessante em comparação ao anterior, ele não se destaca tanto assim quanto pensamos.

Uma lacuna foi criada dentro do título real, e isso fez total diferença. O conteúdo ficou atrativo demais para não ser clicado, e é justamente isto que a gente quer.

A estrutura e o ângulo correto criam um combustível de animação e curiosidade para o leitor, fazendo com que ele siga a leitura de forma mais consistente.

Tempo: faça o conteúdo no tempo correto

O tempo da criação do conteúdo está totalmente ligado à necessidade do mercado sobre o tópico abordado naquele momento.

Você deve oferecer conteúdo que possua demanda. Com isto, você terá uma grande vantagem em cima da sua concorrência.

Nunca tudo é tão simplório como esta explicação dada anteriormente. Existem lacunas no meio desta história, mas saiba que a ideia aqui é saber que um conteúdo de qualidade é aquele que atende o seu público e atrai novos leitores para o seu blog.

diagrama de conteudo focado no tempo

Aqui mostraremos um breve resumo sobre o que é o tempo certo do conteúdo. Há um tempo, a Nespresso começou a fazer campanhas no Facebook e em toda internet sobre cafeteiras de cápsulas, e esse momento era totalmente correto. Através da forma de abordagem dos conteúdos deles, eles conseguiram sair na frente da concorrência, pois os conteúdos abordados pelas outras empresas eram menos interessantes.

O próprio blog We Write Better é um novo exemplo em andamento sobre essa questão. Existem muitos sites focados em marketing de conteúdo, uma demanda em vários concorrentes na área; portanto, estamos fazendo a diferença dentro do nosso nicho, abordando os assuntos de forma distinta. Para conseguir isto, estamos indo em um caminho quase contrário dos demais sites, criando conteúdo sobre estratégias de conteúdo, de forma que poucos profissionais de conteúdo possuem experiência para aplicar.

De forma clara, objetiva e direta: você precisa criar conteúdos que estão em tendência. Caso não consiga obter esta vantagem, encontre outras formas de criar o mesmo conteúdo de maneira diferente.

Sabemos que esta estratégia pode parecer difícil, mas nada é fácil, muito menos dentro de mercados tão competitivos como os quais com que nos deparamos hoje.

Distribuição: saiba exatamente onde se encontra seu público

No que se diz da distribuição de conteúdo: basicamente você precisa estar onde seu público está!

Um bom exemplo disto é uma loja de rua que acabou de abrir. Se não estiver em uma boa localização, nunca ninguém saberá que ela existe e serão poucas as chances de ela ter clientes o suficiente para pagar funcionários e deixar a loja em funcionamento.

No marketing de conteúdo e na produção de conteúdo de qualidade é a mesma coisa. Se você não tiver tráfego, ninguém verá o seu conteúdo e muito menos saberá que você ou seu negócio existem.

Esse é um dos fatores que diferenciam uma boa escrita de conteúdo relevante para audiência. Se seus conteúdos do site não forem otimizados para os canais nos quais seu público se encontra, você nunca terá conteúdos lidos, portanto, não terá valor o conteúdo qualificado que você acredita ter criado.

Por este motivo que a linkagem também é algo importante, pois além de você ter conteúdos de qualidade, as pessoas que acessam esse conteúdo devem ser direcionadas a assuntos de interesse que fazem parte das dores que o público ideal do seu negócio sentem.

Perceba que tudo é uma questão de combinação de atividades. Essa junção vai fazer o seu negócio crescer de forma sólida.

diagrama de conteudo focado na distribuicao

Em diversos casos, a busca orgânica pelo seu conteúdo não será o objetivo principal. Saiba que conteúdos podem vir através de e-mails, através de uma equipe de vendas, pelo seu suporte no seu produto ou serviço.

Em qualquer caso, você deve sempre otimizar o seu tipo de conteúdo para o canal onde ele será distribuído.

Isso quer dizer que você deve fazer títulos, tempo do conteúdo em leitura, gráficos e outros recursos visuais, estilo de comunicação e outras questões, de acordo com o canal de distribuição do seu conteúdo.

Nunca pense que uma postagem interessante fará sucesso em qualquer lugar. Isso não existe e você deve ter isso em mente. Ajuste e mude sempre que necessário, pensando sempre em encaixar o conteúdo feito com o público certo.

Escrita: a forma certa de se comunicar com seu público

Escrever é uma arte, mas saiba que o seu conteúdo é o seu verdadeiro canal de aquisição de clientes.

Saiba antes de qualquer coisa que você não precisa ser o “Paulo Coelho da escrita” para ter sucesso em um blog. Mas ajuda, com toda certa!

Mas saiba também que o seu crescimento vai depender mais ainda dos 3 outros fatores do que da própria escrita em si.

diagrama de conteudo focado na escrita

Uma escrita boa não é aquela que é gigante aos olhos do leitor. Um conteúdo de qualidade simplesmente entrega o que o seu leitor precisa, de forma simples e objetiva.

Dificilmente se encontra por aí escritores realmente bons, mais difícil ainda é conseguir encontrar um excelente escritor, convencê-lo de que o lugar dele é no marketing de conteúdo, e de que esta será uma plataforma perfeita para a habilidade dele.

Mas fique tranquilo, o marketing de conteúdo possui medições de formas objetivas. Se você tiver um blog, e obtiver inscrições na sua lista e tráfego, através de um escrita interessante, que gere valor, que seja otimizada e oportuna para sua audiência para os canais corretos, você não precisará ser um grande escritor para alcançar seus objetivos.

É muito mais vantajoso para você ter grandes ideias, criar estruturas e ângulos poderosos, do que se perder nas palavras que você escreve no seu conteúdo.

As regras de criação de um conteúdo de qualidade

Para cada parâmetro de conteúdo de qualidade comentado anteriormente, existe uma nota de importância. A combinação otimizada deles é o que trará um conteúdo de qualidade.

Saiba antes de tudo que a regra aqui não é somente fundir as 4 chaves comentadas para se ter um conteúdo bom para sua audiência. O grande lance é encontrar um certo equilíbrio entre as partes, você deve unir isto e permitir que seja gerado mais conteúdo relevante para aumentar o seu tráfego.

O grande problema da combinação dos 4 ingredientes para criação de um belo conteúdo é a falta de congruência entre as forças dos ingredientes.

De forma resumida, você não pode deixar que um parâmetro supere os demais de forma notável. Alguns dos exemplos que citaremos a seguir irão te fazer entender melhor o que estamos tentando explicar aqui:

Saiba antes de tudo que a ênfase na sua escrita de qualidade não deve superar os outros 3 ingredientes;

Um foco muito forte em distribuir seu conteúdo e uma escrita sólida colocará a carroça na frente dos bois;

Muito tráfego e obtenção do mesmo, assim como conteúdo de baixa qualidade ou pouco conteúdo, deixaram você com um plano de divulgação interessante, mas com conteúdos que possuem problemas para ganhar força, você somente ganhará visibilidade;

Você precisa ficar o mais próximo possível da união dos 4 ingredientes. Una as forças deles 4, e tenha realmente um conteúdo que vai fazer o seu negócio crescer no meio do mar das pesquisas dos mecanismos de busca e de outros canais de atração de público.

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