15 Poderosas Dicas para Aumentar o Tráfego do Site em Tempo Record

No mundo digital orgânico, as possibilidades são sólidas e duradouras, mas será que existe mesmo um caminho para aumentar o tráfego do site?

Se você está aqui, é porque entende o verdadeiro poder do tráfego orgânico.

Imagine ter uma vitrine virtual perfeita, repleta de informações valiosas, produtos incríveis ou serviços de alto nível, mas com poucos visitantes para apreciar o que você pode oferecer.

Seria o mesmo que ter um tesouro escondido que poucos têm acesso.

Se você anseia por mais olhos voltados para suas páginas, mais cliques nos seus links e mais pessoas engajando com seu conteúdo, você está no lugar certo.

No artigo de hoje, iremos mergulhar de cabeça em um universo de estratégias poderosas e dicas cruciais para aumentar o tráfego do seu site.

Desde o fundamento básico, até táticas avançadas, estamos prestes a desvendar as 15 mais poderosas estratégias que irão iluminar o caminho para os usuários acharem o seu site.

Seja você um blogueiro, empreendedor ou proprietário de uma grande empresa, estas dicas foram meticulosamente selecionadas para se adaptarem a qualquer cenário digital.

Nos próximos minutos, você descobrirá os segredos de SEO, guardado a sete chaves pelos maiores especialistas da área.

Está preparado para uma jornada de aprendizado simples, descoberta de técnicas valiosas e de como implementá-las?

Então leia até a última palavra deste conteúdo de nível superior e aplique cada dica aqui passada.

Depois observe o seu site gerar tráfego orgânico no automático diariamente, se transformando em uma máquina de imprimir dinheiro.

Vamos começar a transformar o seu site em um farol de atração, capturando a atenção do seu público-alvo e conquistando um lugar de destaque no vasto oceano da internet.

Como funciona a geração de tráfego de um site?

A geração de tráfego de um site envolve uma série de táticas e estratégias que priorizam atrair visitantes qualificados para suas páginas.

Para ter sucesso em qualquer negócio digital, o seu site precisa ter tráfego, uma vez que os visitantes podem interagir, conhecer o que você oferece e consequentemente comprar os seus serviços ou produtos.

Conseguir gerar tráfego para um site pode ser feito de forma orgânica ou paga (anúncios pagos).

Unir a estratégia de tráfego pago com tráfego orgânico pode ser uma excelente ideia, principalmente se você tiver um e-commerce.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a geração de tráfego para um site, entenderemos como aumentar o tráfego do site de um jeito simples, prático e poderoso.

como aumentar o tráfego do site

Como aumentar o tráfego do site?

Entender como aumentar o tráfego do site pode soar difícil, realmente é, mas você pode aplicar cada dica a seguir, separadamente.

Comece pelas principais mudanças que o seu site precisa ter para mais geração de tráfego e veja seu posicionamento subir a cada dia.

Vamos lá?

1. Otimização do Site em SEO

A otimização de sites em SEO é a principal técnica para aumentar o tráfego do site.

Por isso, pesquise palavras-chave relevantes para o seu nicho e integre-as naturalmente na meta descrição, títulos, conteúdo e URL.

Melhorar a velocidade de carregamento, otimizando imagens e usando estruturas de URL amigável também são boas práticas de SEO.

2. Crie conteúdo de qualidade

Produza conteúdos valiosos, relevantes e originais que atenda a necessidade do seu público.

Oferecer informações únicas, soluções práticas e insights profundos é sua obrigação se quiser posicionar seu site na frente dos concorrentes.

Tudo começa pelo conteúdo de qualidade, se seu site for lindo, mas não tiver conteúdo relevante, você nunca será achado na internet, só se pagar para isso.

3. Atualize conteúdos antigos

Sempre que possível revise postagens antigas, atualize-as com informações novas e melhore a organização do conteúdo do blog.

Essa decisão irá aumentar as classificações de posicionamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

4. Utilize as mídias sociais de forma estratégica

Compartilhar regularmente seu conteúdo em redes sociais relevantes para o seu nicho é um bom complemento nesta estratégia.

Lembre-se de usar imagens atraentes, criar títulos que prendam a atenção e utilize as melhores hashtags para ampliar o alcance da sua postagem.

5. Utilize o poder do Marketing de Influência

Identifique influenciadores que trabalham no mesmo nicho que o seu, estabeleça parcerias fortes para promover seu conteúdo, serviços ou produtos.

Essa estratégia funciona muito bem e aumentará a visibilidade perante um público maior.

6. Otimize a taxa de conversão (CRO)

Implementando o Google Analytics no seu site, você consegue acompanhar a taxa de conversão das suas principais páginas.

Com essa informação você consegue saber quem recebe mais tráfego e qual a porcentagem de conversão de cada página do seu site.

A partir desta informação, será possível tomar decisões assertivas, voltadas para as páginas que mais convertem.

Além disso, você pode identificar o que pode ser otimizado em cada página, melhorando botões de chamada para ação (CTAs), formulários e o layout das páginas.

7. Guest Posting

Guest posting são postagens de convidado, onde você poderá contribuir em outros sites com o seu conteúdo, conseguindo o link relevante para o seu nicho de atuação.

Para isso, evite criar conteúdo de baixa qualidade, para conseguir de fato que a sua autoridade como redator web, ou empresa seja notada.

Os links externos que apontam para o seu site, são um fator de ranqueamento poderoso, principalmente se os links vierem de sites que atuam no seu nicho.

Isso irá ajudar a estabelecer autoridade e atrair tráfego qualificado.

8. Faça anúncios pagos (PPC)

Outro método bastante utilizado nos dias de hoje para aumentar tráfego do site são os anúncios pagos.

Crie campanhas de anúncios pagos em plataformas como o Google ADS e em redes sociais, como Facebook ADS e Instagram ADS.

Defina a segmentação e o orçamento para alcançar o melhor público possível.

9. Otimização para dispositivos móveis

Certifique-se que o seu site é responsivo, isso é importante para oferecer uma experiência agradável para todos os tipos de dispositivos e usuários.

Apesar de ser uma dica um pouco clichê, muitos sites ainda não são responsivos.

10. Use o poder do e-mail Marketing

Construir listas de assinantes engajados com seus conteúdos, produtos ou serviços é uma estratégia poderosa.

Por mais que soe ser uma tática antiga e fraca, os e-mails ainda são uma estratégia poderosa e funcionam quando feitos da forma certa.

Atualize o seu público com conteúdos explicativos, notícias e promoções.

11. Webinars e eventos online

Realizar workshops, webinars e eventos online relacionados ao seu nicho, pode ser uma excelente estratégia para aumentar o tráfego do site.

Aproveite para promover este tipo de conteúdo nas redes sociais, e-mails e mande para parceiros do seu negócio.

12. Faça vídeos ricos em conteúdo

Assim como conteúdo em texto, os vídeos geram autoridade, mostram a qualidade do seu trabalho e criam uma legião de clientes.

Crie vídeos educativos, hospede-os no YouTube ou em outras plataformas e incorpore-os ao seu site.

Os vídeos são comprovadamente poderosos e aumenta o engajamento do seu público, conseguindo uma maior geração de tráfego.

Além disso, eles complementam o conteúdo do seu site, o Google percebe isso e leva em consideração.

Quanto mais tempo um visitante passar dentro do seu site, melhor para o SEO, os vídeos trazem esse poder adicional para melhorar o posicionamento do seu e-commerce, site ou blog.

13. Utilize títulos persuasivos

Criar títulos envolventes, que intrigam as pessoas para os seus artigos e páginas é crucial para despertar o interesse das pessoas pelo seu conteúdo.

Títulos que impactam, incentivam os visitantes a clicar e querer ler o seu conteúdo.

Os títulos são uma das partes mais importantes de um conteúdo, por isso, gaste o seu tempo criando títulos incríveis.

Exemplo, ao invés de fazer isso: “Dicas para ter um seguro barato”.

Exemplo, faça isso: “17 Dicas Poderosas para Pagar Menos no Seguro e Evitar Dores de Cabeça”.

14. Procure por palavras-chave long-tail

Existem várias palavras-chave que você pode usar nos seus conteúdos e aumentar o tráfego do site.

No entanto, existem palavras-chave amplas, essas você não precisa trabalhar fortemente agora.

Procure por palavras-chave long-tail (de cauda longa).

Palavras-chave long-tail são frases maiores, usadas por usuários para tirar suas principais dúvidas na internet.

Elas são precisas e trazem tráfego qualificado para o seu site.

Por isso, primeiro explore todas as palavras-chave long-tail, antes de implementar as palavras-chave de cauda curta.

Exemplo, não use isso: “Iphone 15”.

Exemplo, use isso: “quando será o lançamento do iphone 15”.

O foco da palavra-chave de cauda longa, pode não ser, às vezes, uma venda direta.

Mas, pode ser uma forma de você levar o visitante até a venda do seu produto ou serviço.

15. Colabore e faça networking

Se conectar com profissionais do seu nicho é crucial.

Participe de fóruns, grupos onlines relevantes, e aproveite para explorar oportunidades de colaboração que possam trazer mais exposição ao seu site.

Lembre-se de que a consistência e o monitoramento dos resultados são essenciais ao aplicar essas dicas.

Não existe uma abordagem única para aumentar o tráfego, então experimente diferentes estratégias para descobrir quais funcionam melhor para o seu público e nicho específicos.

Agora que você aprendeu como atrair tráfego qualificado para o seu site, é importante entender como recuperar o tráfego do site, quando ele possui uma diminuição de tráfego repentina.

Talvez, seja tão importante quanto saber como aumentar o tráfego do site, então tenha atenção em cada parte deste texto e aplique sempre que sentir que o seu tráfego está caindo.

diminuição de tráfego orgânico no site

Diminuição de tráfego orgânico: um guia útil para retomar o tráfego do seu site

Algo que qualquer dono de site pode sofrer um dia é com a diminuição de tráfego orgânico.

Esse dia pode chegar e você deve estar pronto, com as informações necessárias para voltar o tráfego do seu site em tempo record.

Confira as principais táticas que você pode implementar para ter o tráfego do seu site de volta.

1. A curva de potência de um conteúdo

Todo e qualquer blog está sujeito à lei de poder do marketing de conteúdo.

Podemos inclusive comparar esta questão com a regra do princípio 80 – 20.

Esse mesmo gráfico de curva afirma que você recebe tráfego de 20% dos seus conteúdos, ou seja, da minoria, enquanto a maioria do que foi escrito no seu site receberá pouco tráfego.

curva de poder da lei do conteudo

Por mais que você tenha conteúdos que não possuam tanto tráfego em crescimento, a queda de um conteúdo principal, que gerava tráfego real para você, pode fazer seu site despencar em tráfego exageradamente.

Isso faz aparentar que o tráfego do site inteiro foi por água abaixo.

Isso pode soar desesperador, por mais que conteúdos novos estejam indo na direção certa.

grafico de queda e aumento de trafego

Estes fatores realmente podem causar pânico.

No entanto, após analisar mais detalhadamente, fica extremamente claro que os dados analisados não possuem a versão completa da história.

Geralmente, os valores discrepantes que vemos são postagens de topo de funil, que costumam perseguir palavras-chave de cauda curta. Essas postagens geram tráfego, mas raramente estão convertendo.

É muito provável que o conteúdo que está gerando tráfego orgânico desproporcionalmente esteja vindo do topo do funil que, no caso, não é convertido.

Quanto mais você criar a confiança em tráfego de topo de funil, mais terá vulnerabilidade a diminuição de tráfego orgânico.

Perceba que a competitividade entre palavras-chave de cauda curta é gigantesca e, de forma geral, não é nada gratificante.

Se por acaso você possui uma empresa que presta serviço de e-mail marketing, por exemplo, é extremamente importante classificar para os mecanismos de busca a palavra-chave “O que é e-mail marketing?”

Para avaliar precisamente como está a diminuição ou a deterioração do conteúdo que está deixando você louco.

Obviamente, está afetando o desempenho do seu site, faça uma análise nas postagens que declinaram e faça um cálculo da porcentagem de tráfego total que elas representam.

Você pode tomar a decisão de manter essas postagens salvas, ou simplesmente pode concentrar os seus esforços em outro lugar, como, por exemplo, no conteúdo meio de funil, aqueles que representam as palavras-chave de cauda longa.

2. Uma concorrência maior

Um estudo realizado pela Advanced Web Ranking, usando mais de 1,6 milhões de palavras-chave, simplesmente constatou que o primeiro colocado na pesquisa da SERP do Google foi clicado em média 30% das vezes.

Para você ter uma ideia, isto é praticamente o dobro de vezes do que as páginas que ficaram em segundo colocado e quase sete vezes maior do que o quinto resultado do Google.

Saiba que algo é certo: “se você não é o primeiro, você é o último”. Isso parece um pouco clichê, mas esse é um dos grandes significados da “dança da SERP”.

Saiba também que se você não é o primeiro da SERP, isso pode significar que a deterioração do seu conteúdo foi acelerada por um conteúdo mais fresco e que o Google enxergou como melhor para o sistema de pesquisa dos usuários para a palavra-chave que você usou.

estudo de desempenho primeira posicao do google realizado pela advanced web ranking

No mundo B2B (Business to Business), o que normalmente acontece é o seguinte cenário: uma empresa consegue pegar o primeiro lugar do Google por diversos anos.

No entanto, com a diminuição certa da relevância da página, um concorrente consegue enxergar que agora é o momento dele, e cria um conteúdo similar, mas que simplesmente atende melhor a intenção de busca.

Pode ser que a concorrência tenha conseguido adotar uma estratégia mais criativa na criação do conteúdo, mas pode também ser uma criação com elaboração inteligente de links fortes.

Veja atentamente o que realmente mudou e por que eles conseguiram passar de você.

Faça uma análise, isso é extremamente necessário para você não ter que gastar tempo e dinheiro em vão.

3. Perda de interesse pela audiência

A tendência é um fato, mas também pode ser um fardo. Dependendo da situação, só o tempo poderá dizer o que será.

Algumas vezes podemos ter uma onda de crescimento em seu site, em outras pode haver um tipo de pesquisa específica e simplesmente despencar.

Neste caso, existem dois fatores que devem ser considerados aqui:

  • Se no nicho que você atua acontecer uma diminuição de interesse por parte do público alvo, você terá com certeza um perigo eminente;
  • Caso o interesse desse mesmo público por palavras-chave específicas estiver diminuindo, você possivelmente precisará fazer uma mudança, visando otimizar para novas palavras-chave dos termos de busca.

Esse tipo de queda acontece principalmente quando você foca sua estratégia pegando cola no trabalho de outra pessoa ou empresa.

Caso você esteja escrevendo sobre estratégias de marketing no Facebook, mas o interesse pela rede social do Mark Zuckerberg estiver diminuindo, você perderá tráfego. As pessoas podem até ter interesse em redes sociais, mas voltaram a atenção para outras plataformas.

Com o aumento das tendências, diversas pessoas começam a criar conteúdos no intuito de aproveitar esta onda em ascensão.

Quando a queda acontece, o mercado de conteúdo neste sentido satura de acordo com a perda de interesse no assunto.

Se você colocar todos os esforços do seu negócio em conteúdos que não sejam evergreen (conteúdos evergreen são aqueles que permanecem na história e pouco ou nada se alteram com o tempo).

O problema que contamos anteriormente sobre as tendências de conteúdo será ampliado.

Uma postagem como “Tendências do Marketing em 2022” não é mais tão importante em 2023.

Não existe nenhum problema em você decidir escrever este tipo de conteúdo.

Você pode, sim, criar esperanças e esperar um tráfego interessante deste texto, mas fique ciente de que isso será temporário e, para durar tempo suficiente, faça atualizações constantes.

Como lidar com a diminuição de tráfego orgânico do conteúdo

Antes de qualquer coisa, verifique se há um interesse do público real no assunto e, obviamente.

Note se a postagem que sofreu a deterioração de conteúdo está gerando receita para o seu negócio. Caso contrário, não perca tempo com ela e parta para uma nova estratégia.

Tome essa decisão, simplesmente porque o seu tempo custa dinheiro e o esforço em algo que não traz resultados financeiros dificilmente será realmente importante para um negócio, exceto se você tenha motivos muito específicos.

Logo abaixo fizemos uma pequena lista para você cumprir e notar no seu conteúdo antigo, importante e útil, para voltar a ter o tráfego que merece:

  • Atualize seu conteúdo: quando falamos em atualizar conteúdo, estamos dizendo que você deve mudar muitas vezes as imagens, incluir vídeos, colocar outro tipo de mídia, ou até redesenhar a página em questão;
  • Crie novos links: Novos links para uma página antiga podem percorrer um caminho longo. A primeira coisa é procurar por links quebrados. Logo depois, verifique os links internos e observe se todas as palavras-chave âncoras possíveis estão linkando para o conteúdo em deterioração. No final, crie alguns novos backlinks, fazendo guest post ou simplesmente entre em contato com sites que podem incluir esse conteúdo e beneficiar a audiência deles;
  • Atualize o SEO da sua página em deterioração: faça uma análise de otimização do conteúdo e veja se usou corretamente a palavra-chave principal. Ferramentas específicas como Clearscope e Yoast podem lhe ajudar a fazer isto;
  • Repense suas palavras-chave: seu conteúdo pode ser realmente maravilhoso, mas você pode ter errado a combinação de palavras-chave. Faça uma análise e veja se as palavras-chave estão com base na pesquisa atual do Google;
  • Seja cauteloso e se proteja: você precisa sempre criar conteúdos segmentando as palavras-chave de cauda longa e as do meio de funil, que possuem menos concorrência. Saiba que o tráfego que chega nessas postagens — por conta da competitividade — possui menos diminuição de tráfego e pode ser mais valioso e lucrativo para o seu negócio.

Saiba que agora também pode ser hora de você repensar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Até os blogs gigantes devem fazer atualizações de suas estratégias uma vez por outra.

Faça qualquer coisa, só não gaste tempo demais no conteúdo que trouxe a diminuição do tráfego orgânico, esquecendo de todo o resto do seu site e estratégias novas que você poderia elaborar.

Conclusão

Agora você já sabe como aumentar o tráfego do seu site, por meio das técnicas mais poderosas aplicadas pelos maiores especialistas da área.

Depois, você aprendeu como pode retomar a diminuição de tráfego do site, o que é tão importante quanto conseguir mais tráfego.

E agora, o que você me diz. Este conteúdo foi o suficiente para você?

Você continua precisando de ajuda?

Conte com o nosso apoio, temos os melhores especialistas em nossa Agência de SEO.

Estamos na linha de frente e conseguimos entregar resultados em um curto período de tempo.

Caso tenha ficado dúvidas, comente aqui em baixo e nos deixe saber mais sobre elas.

Então, ficamos por aqui, até nosso próximo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Rolar para cima