16 Dicas Essenciais para Melhorar o Posicionamento no Google Rapidamente: Comprovadas por Especialistas!

Os mecanismos de buscas são um mar de oportunidades, eles são o motivo de alegria ou da tristeza dos empresários, por isso, entender exatamente como melhorar o posicionamento no Google é crucial para ter melhores resultados.

E é justamente sobre isso que iremos falar hoje.

Fizemos um compilado de anos de trabalho, em um conteúdo extremamente único e que servirá como um mapa do tesouro para o seu negócio ter melhores resultados orgânicos.

Estamos há mais de 6 anos na linha de frente e durante este tempo, aprendemos bastante sobre como o algorítimo do Google funciona e descobrimos alguns segredos durante essa caminhada.

Revelaremos cada detalhe para você hoje, por isso, tenha bastante atenção, não pule nenhuma parte deste conteúdo rico e que pode mudar o patamar do seu negócio nos próximos meses.

Está preparado para embarcar nesta jornada, rumo ao topo das buscas dos seus clientes? Então vamos lá!

Como Melhorar o Posicionamento no Google?

Para ter sucesso no posicionamento do seu site no Google, precisamos primeiro analisar o site, entender quais são seus pontos fracos e corrigi-los.

Um site com problemas de otimização de SEO, aparece menos na SERP (competição de sites nas pesquisas).

Isso quer dizer que, caso você não conserte erros 404, erros de redirecionamento, erros de arquitetura e outros, seu site, demorará mais para ter resultados sólidos.

Por mais que você se esforce, poderá ser muito mais complicado posicionar conteúdos, produtos ou serviços em sites que possuem problemas demais.

Por isso, antes de seguir os passos das principais táticas de como melhorar o posicionamento no Google, faça uma auditoria de SEO no seu site.

Você poderá usar uma ferramenta que usamos o tempo todo na nossa Agência de SEO, a SEMrush site audit.

Com essa auditoria, a ferramenta paga irá mostrar os principais problemas do seu site, e ainda dará dicas de como solucionar esses problemas.

Caso você não tenha conhecimento técnico para tal, contrate um profissional, pois é fundamental resolver esses problemas para ter melhores resultados.

Vamos para as dicas de como melhorar o posicionamento no Google, confira:

1. Pesquisa de Palavras-Chave Aprofundada

Após uma auditoria realizada, entenda como os usuários buscam o que o seu negócio oferece.

Pode ser produto, serviço, cursos, conteúdos, o que você oferece possui uma forma específica de busca e você precisa entender quais palavras-chave os seus usuários usam para buscar informações sobre o que você vende.

Pesquise palavras-chave relevantes para seu nicho.

Use ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads (gratuita), Ubersuggest (gratuita) ou ferramentas pagas, como KWfinder, SEMrush Keyword Magic Tool para encontrar termos populares e de baixa concorrência.

Sempre comece com termos com médio, baixo índice de busca e com pouca competição.

Essa sempre é a melhor maneira de começar para ter resultados mais rápidos.

Por exemplo, se você tem um site de receitas saudáveis, pode descobrir que “receitas veganas fáceis” é uma palavra-chave valiosa.

Exemplo: se você identificou “receitas veganas fáceis” como uma palavra-chave principal, otimize seu conteúdo para incluí-la naturalmente em títulos, subtítulos e durante o texto.

2. Crie Conteúdo de Qualidade

Não cansamos de falar, o conteúdo é o general do posicionamento, ele dita o seu crescimento.

Certifique-se de que seu conteúdo seja relevante, informativo e envolvente para os leitores.

Exemplo: se você possui um blog de viagens, forneça informações úteis, como itinerários detalhados, dicas de economia de dinheiro e relatos pessoais.

Além disso, se o seu blog é deste nicho de viagens, procure passar mais informações de dicas e durante o percurso, oferte o que você possui de serviços.

Dica 1: oferte serviços como seguro viagem, faça conteúdos para o blog sobre o tema e ofereça a melhor solução para o seu usuário/cliente.

Dica 2: sempre volte e verifique o posicionamento do seu site no Google, usando ferramentas como Google Search Console, por exemplo.

3. Melhore a Velocidade de Carregamento do Site

análise de velocidade do site gtmetrix melhorar posicionamento no Google

A Otimização de Sites com melhoria de velocidade de carregamento é crucial para ficar a frente da concorrência.

Um site lento pode afastar os visitantes e afetar negativamente seu posicionamento no Google.

Use ferramentas como o PageSpeed Insights do Google ou a GTmetrix para avaliar e melhorar a velocidade do seu site.

Exemplo: reduza o tamanho de imagens e arquivos para acelerar o carregamento do site, melhorando a experiência do usuário.

Existem plugins que melhoram o tamanho das imagens e que deixam o site mais rápido, como um todo.

Exemplos de plugins para melhorar a velocidade do site:

  • WP Rocket: melhora a velocidade do site, este é um plugin pago, usamos esse plugin e consideramos ele o melhor e mais completo para deixar um site rápido, independentemente do tipo do site, nicho ou negócio.
  • Imagify: combinamos o WP Rocket com o Imagify, o imagify transforma imagens antigas (JPG, PNG, JPEG) em imagens mais novas e menos pesadas, como WEBP, além disso, esse plugin otimiza as imagens em massa, deixando o site mais leve.

4. Otimize para Dispositivos Móveis

Hoje em dia, isso básico, meu amigo, você precisa ter um site que um usuário pode acessar de qualquer tipo de dispositivo.

Com a crescente do uso dos celulares para acessar a internet, hoje este é o meio mais utilizado pelos usuários.

Afinal de contas, os celulares são praticamente extensões do nosso corpo, até dormimos ao lado dos smartphones.

Por isso, tenha uma atenção voltada para dispositivos móveis, certifique-se que o seu site pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo e que aparece perfeitamente em qualquer tamanho de tela.

Por mais que seja básico e pareça simples, um web designer “meia-boca”, pode estragar a estrutura do seu site e deixá-lo incompatível com dispositivos móveis.

Então, atenção meu querido: nunca contrate um designe só porque ele é barato, afinal de contas é o seu negócio que está em jogo, nem sempre economizar é um bom negócio.

Com mais pesquisas sendo feitas em dispositivos móveis, é crucial que seu site seja responsivo e amigável para smartphones e tablets.

Exemplo: garanta que seu design seja adaptável e que os elementos se ajustem automaticamente ao tamanho da tela.

5. Construa Backlinks de Qualidade

Não estou dizendo para você comprar backlinks, comprar links apontando para o seu site, hoje não é mais uma boa prática e qualquer erro poderá definir a penalização do seu site.

Um site penalizado terá perda considerável de tráfego, e será muito mais difícil de recuperar o posicionamento de um site penalizado.

Não existe segredo, um código secreto ou um link bombástico que fará o seu site ganhar posições em tempo record, esqueça caminhos fáceis demais.

O segredo para conseguir melhorar posicionamento do site no Google é a consistência e a qualidade.

Backlinks de sites confiáveis e relevantes são valiosos para o SEO.

Busque parcerias com outros sites e crie conteúdo que atraia naturalmente links, mande e-mails para esses possíveis parceiros e consiga novos links poderosos contextualizados com o seu nicho para ter melhores resultados.

Exemplo: ao escrever um artigo informativo, outras fontes online podem citá-lo como referência, gerando backlinks, então foque sempre na qualidade para conseguir links gratuitamente.

Conteúdos valiosos chegam até outros criadores de conteúdo que reconhecerão isto, automaticamente eles irão linkar para o seu site sem que você faça nada, além de conteúdos ricos e valiosos.

6. Otimize suas Meta Tags

Meta Tags é um termo utilizado para títulos e meta descrições, elas são exibidas nos resultados de pesquisa e são muito importantes.

As meta tags são a porta de entrada para o clique dos usuários, elas vão ditar se os usuários acessarão o seu conteúdo ou do concorrente.

Use palavras-chave relevantes e atraentes para aumentar o clique, tanto em títulos e meta descrições de produtos/serviços, como em títulos do blog e meta descrições do blog.

Exemplo: um título como “As 10 Melhores Táticas para Perder Peso Rapidamente” pode atrair mais cliques do que um título genérico.

Capriche nos títulos e meta descrições, se você já possui conteúdos e produtos ou serviços no seu site, considere melhorá-los antes de criar novos conteúdos.

faq schema exemplo rank math

7. Utilize o Schema Markup

Veja o Schema Markup como respostas diretas, com tamanho ideal e explicação coerente.

Confira na imagem acima o que o Google espera de um bom Schema Markup e crie sempre o conteúdo com respostas voltadas a esse tipo de busca.

Essa mentalidade fará com que cada conteúdo que você crie, seja direcionado para o usuário, fazendo com que ele entenda exatamente a resposta em questão.

Evite rodeios e explicações rasas para criar “mais conteúdo”, foque na qualidade e seja direto para ter melhores resultados no Schema Markup.

O schema markup ajuda a informar ao Google o que seu conteúdo representa, tornando-o mais compreensível para os mecanismos de pesquisa.

Exemplo: marque suas avaliações de produtos com schema para que elas apareçam como estrelas nos resultados de pesquisa.

Em resumo, o Schema Markup é uma técnica de SEO avançada que ajuda os motores de busca a compreender melhor o conteúdo do seu site, enriquecendo os resultados de pesquisa e melhorando a experiência do usuário.

Isso pode resultar em uma maior visibilidade e em taxas de cliques mais altas nos resultados de pesquisa.

8. Mantenha seu Conteúdo Atualizado

Não só os novos conteúdos, mais os conteúdos antigos, atualizados fazem uma diferença absurda no posicionamento de sites na internet.

Por isso, traga novas informações valiosas em conteúdos antigos, atualize datas a cada mudança de ano e traga informações inovadoras para complementar um conteúdo antigo.

O Google valoriza conteúdo novo, fresco e atualizado.

Por isso, revise e atualize regularmente seu conteúdo existente para mantê-lo relevante.

Exemplo: se você tem um blog de tecnologia, atualize resenhas de dispositivos conforme novas versões são lançadas.

Atualizar o seu conteúdo antigo, fará o Google perceber a sua especialidade no tema, e o que o Google adora são profissionais que atualizam conteúdos sempre em busca de melhorar a experiência do usuário.

9. Certifique-se de que seu Site seja Seguro (HTTPS)

Essa é uma dica básica, mas essencial, talvez você já tenha o cadeado de segurança HTTPS no seu site, mas muitos leitores deste conteúdo ainda não o possuem.

Por isso resolvemos citar esta dica importantíssima que pode ter passado despercebido por você.

Sites seguros têm prioridade no ranking do Google. Certifique-se de que seu site use um certificado SSL para criptografar conexões.

Exemplo: o Google Chrome rotula sites não seguros, o que pode afastar os visitantes.

Então, certifique-se que o seu site possui um cadeado ao lado esquerdo do nome do seu site, isso significa que ele é seguro.

10. Use Redes Sociais Estrategicamente

Um complemento para atrair mais tráfego orgânico para o seu site e ainda melhorar o posicionamento do seu site no Google é o uso das redes sociais de forma estratégica.

Essa não só é uma maneira de atrair mais tráfego com cliques, mas sim, é vista para o Google com bons olhos, fazendo com que o conteúdo ganhe mais relevância também, na SERP.

Compartilhar seu conteúdo nas redes sociais pode aumentar a exposição e gerar mais tráfego para seu site.

Exemplo: compartilhe artigos de blog, vídeos e infográficos nas redes sociais para alcançar um público mais amplo.

11. Crie uma Estrutura de URL Amigável

Um erro gravíssimo e que pode piorar a estrutura e o posicionamento do seu site, são urls ruins.

URLs limpas e descritivas ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo da página.

Exemplo: em vez de “site.com/p=123”, use “site.com/dicas-de-seo”.

É extremamente importante se atentar a esta prática desde o começo, pois se o seu site já tiver tráfego agora e todas as urls forem ruins, o seu site precisará ser modificado.

Cada url precisará mudar, com isso, o Google irá reindexar os conteúdos novamente, o que levará tempo para voltar a ter o mesmo tráfego de antes.

Por isso, comece certo, continue certo e permaneça correto para evitar este tipo de problema que mexe diretamente no seu bolso.

12. Faça Uso de Vídeos

Apesar de estarmos na era dos vídeos, diversos negócios ainda não usufruem deste recurso.

Criar vídeos é um diferencial para sites que vendem serviços, produtos, softwares e cursos.

Explique como usar um produto, qual diferencial e porque o cliente deve comprar com você em vídeos e veja o tempo de retenção dos seus clientes aumentarem.

Isso é extremamente favorável para o crescimento do seu negócio, pois atrairá tráfego qualificado.

O conteúdo em vídeo é cada vez mais popular.

Incorporar vídeos relevantes em seu site pode melhorar o tempo de permanência dos visitantes.

Exemplo: se você tem um site de fitness, adicione vídeos de treinos, dietas e outras dicas.

análise de desempenho de site para melhorar o posicionamento no Google

13. Acompanhe e Analise o Desempenho

Nunca ouvi falar em empresas que cresceram sem analisar os dados, até pode acontecer, mas por um curto prazo.

O que diferencia “os homens dos meninos” é a análise de dados.

É extremamente importante que você tenha ciência do que os clientes estão fazendo no seu negócio, entenda o percurso que eles seguem para tomar melhores decisões e otimizar a sua estratégia.

Se você possui um e-commerce, considere contratar um gerente de e-commerce para analisar os dados mais importantes do seu negócio e ter melhores resultados.

Use ferramentas de análise, como o Google Analytics, para monitorar o desempenho do seu site e ajustar sua estratégia com base nos dados.

Exemplo: se você perceber que determinadas páginas têm altas taxas de rejeição, investigue e faça melhorias.

14. Atenha-se a Boas Práticas de SEO

Siga as diretrizes de qualidade do Google para ter certeza que seu site não seja penalizado.

Exemplo: evite o uso excessivo de palavras-chave (keyword stuffing) e não compre backlinks de baixa qualidade.

Só faça aquilo que você realmente tem certeza e se você possui pouco tempo para cuidar do seu site, considere contratar uma agência de SEO especialista.

estratégia posição zero melhorar-posicionamento do site no google

15. Foque na Estratégia SandBox

Todo criador de conteúdo da web foca na criação de conteúdos com busca, mas muitas vezes deixam de ter conteúdos que possuem grandes buscas e baixa concorrência porque não viram que existia busca para essas palavras-chave em sua pesquisa.

Para resumir, você precisa entender que as ferramentas de palavras-chave não são perfeitas, elas possuem falhas nas atualizações.

Até o próprio Google possui este tipo de falha.

A técnica SandBox para SEO, ficou mais conhecida após os ensinamentos do grande mestre do SEO, Matt Diggity.

Observação: acompanhe o canal desse profissional e absorva conteúdo de alto nível, obviamente leia os conteúdos do nosso blog, estamos sempre melhorando, estudando e fazendo testes para proporcionar a melhor experiência para nossos leitores.

Dica: procure palavras-chave que não possuem buscas, mas que constam na busca (mesmo que tenham 0 buscas), depois faça uma lista dessas palavras-chave e produza conteúdo voltado a elas.

Exemplo: digamos que a palavra-chave — “blusas para crianças pequenas” tenha zero buscas nas ferramentas de palavras-chave, mas ela consta lá, faça conteúdo voltado a este tema e vários outros neste mesmo sentido.

Essa atitude fará com que você tenha respostas valiosas no seu site, apesar de indicar 0 buscas nas ferramentas existe busca para esses termos e as pessoas querem saber as respostas.

O mais bacana desta estratégia é que você será um dos únicos a ter essas repostas, veja a mágica acontecer depois de 100 conteúdos criados.

16. Dê Importância a um Único Tema Primeiro

Se você possui um e-commerce de suplementos, crie conteúdos para um único tema primeiro.

Esta estratégia possue nome e esse termo está sendo amplamente divulgado no SEO em 2024: Topical Authority.

Exemplo: escolha Whey Protein como o tema principal e foque somente em tudo sobre whey protein no seu site, para depois criar novos conteúdos.

Essa é uma dica de ouro, pois quando você cria conteúdos específicos no seu site o Google nota você como referência daquele determinado assunto.

Dica: fale sobre whey protein, como tomar whey, quais as melhores, quais as marca mais baratas e outros conteúdos sobre whey, focando neste único tema primeiramente.

É extramente importante seguir essa regra para ter resultados melhores.

Quanto mais conteúdo voltado às práticas de SEO você criar, mais rápido será o resultado, tente criar pelo menos 1 conteúdo por dia e veja a mágica acontecer.

Essa técnica é conhecida como autoridade tópica, onde você foca em um tema e abrange o máximo possível sobre ele, transformando o seu site em um compilado massivo de conteúdo sobre determinado tema.

Conclusão

Hoje você aprendeu a importância de como melhorar o posicionamento no Google, aprendeu como fazer isso e quais são as táticas mais importantes.

Agora você está pronto para seguir em frente e ter melhores resultados em menos tempo.

Com o passar do tempo, você notará o quão foram importantes cada aprendizado aqui hoje.

Caso você tenha achado útil esse conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, comente aqui em baixo e tire outras dúvidas que possam ter ficado, teremos o prazer em ajudar.

Além disso, caso precise de ajuda, somos especialistas em SEO e podemos fazer o seu negócio alcançar o topo do Google em tempo record.

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Rolar para cima

Espero que este artigo tenha te ajudado.

Se você quiser que minha equipe da Agência WWB o ajude a obter mais tráfego, basta agendar uma ligação agora mesmo.