Descrição de Produtos para E-commerce: um Guia Simples e Efetivo!

Se você possui ou planeja ter um e-commerce, saiba que ter uma boa descrição de produtos é fundamental para atrair e converter curiosos em clientes.

No entanto, existem confusões a respeito da técnica certa para fazer a descrição de um produto.

A maioria dos donos de e-commerce, acham que devem apenas listar as características e os recursos dos produtos.

Uma boa descrição de produto estabelece autoridade a sua loja, além de ajudar o seu cliente a entender melhor a solução que você vende.

Uma descrição de produtos bem elaborada, influencia diretamente na sua estratégia de SEO.

Isso significa que um número maior de pessoas vão encontrar os seus produtos, aumentando significativamente as chances de vendas do que você oferece.

O principal objetivo de uma descrição de produtos bem direcionada é atrair pessoas e transformá-las em clientes.

No entanto, uma estratégia de SEO mal realizada e uma descrição de “fábrica” trará prejuízos de tempo e tonará mais difícil contornar a situação a longo prazo.

Mas como escrever descrição de produtos para loja virtual que posiciona no Google e vende?

Neste guia simples e prático, você encontrará tudo o que precisa saber para criar descrições de produtos que se destacam da concorrência, ganham autoridade e aumentam suas vendas.

Está preparado?

O que é descrição de um produto?

A descrição de um produto é um texto que explica sobre o produto, trazendo pontos importantes sobre o que é o item a ser vendido e como ele pode influenciar na vida do cliente em potencial.

A descrição de produtos é a base de qualquer conteúdo de uma loja virtual.

Uma descrição educa, informa e convence os clientes a comprarem.

Lembre-se que as descrições também representam a sua empresa no momento em que o usuário entra na página para realizar uma compra, esse cliente precisa de respostas, tais como:

  • O que é esse produto?
  • Que problemas ele resolve?
  • Quais seus benefícios?
  • De onde vem e do que é feito?
  • Como usar este produto?

Você precisa ter essas respostas em seus produtos, ou do contrário, os clientes vão comprar em outro site.

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A Descrição de produtos e a sua importância

Existe dois pontos principais que rodeiam a importância da descrição de produtos: colocar o e-commerce nas primeiras posições do Google e vender.

Na visão da pessoa que acessa o seu site

A descrição sempre deve ser focada no cliente em primeiro lugar, esse é sempre o ponto mais importante.

Acertando neste ponto, o posicionamento dos seus produtos no Google será consequência.

Promove segurança

Uma descrição de um produto profissional, rica de informações, única e original passa segurança.

E caro amigo(a), me diga qual cliente compra sem se sentir seguro?

Não existe esse cliente, não é mesmo?

Principalmente no mundo digital, as pessoas precisam se sentir seguras para comprar.

Por isso, capriche na descrição, ela é a porta de entrada para os visitantes chegarem até o seu negócio.

Aumenta o desejo de compra

Outro fator positivo de uma boa descrição de produtos é o seu poder de conversão.

O seu cliente não terá a opção de pegar e sentir o produto em mãos.

No entanto, uma descrição de um produto pode criar um mapa mental do usuário, fazendo ele se imaginar com a solução ideal, através da sua descrição profissional.

Reduz as devoluções dos produtos

Com uma descrição de produtos para loja virtual de qualidade, você evitará devoluções dos seus produtos.

Com uma descrição completa, o cliente em potencial saberá exatamente para que serve o produto.

Evitando, cancelamentos de compra no seu e-commerce.

Reduz o fluxo de ligação nos canais de atendimento

Como empresário, você sabe que tempo e dinheiro andam juntos de “mãos dadas”.

Se você possui um fluxo de ligações gigantesca de dúvidas e reclamações, tem algo errado.

Além de ocupar seus canais de atendimento, ligações não correspondidas, geram cancelamentos.

Uma descrição de produtos bem feita, evita o excesso de ligações em seus canais de atendimento e melhora a experiência do usuário no seu site.

Na visão dos mecanismos de busca

Vejo muitos sites de e-commerce com grande potencial, desperdiçarem tempo em vários aspectos de suas lojas virtuais.

No entanto, vejo poucos realizando um belo trabalho em suas descrições de produtos.

Isso quer dizer que você possui chances de competir com os gigantes do nicho que você atua, mesmo se você estiver começando um e-commerce agora.

As descrições ainda são subestimadas e isso é um erro grave.

Saiba que descrições profissionais e completas, possuem o poder de posicionar palavras-chave específicas do seu produto.

Os mecanismos de busca não leem conteúdos de imagens, a inteligência artificial de busca precisa de textos para contextualizar cada página de produto.

Isso quer dizer que se você tiver descrições completas e otimizadas para os motores de busca.

As chances dos seus produtos aparecerem para as pesquisas que as pessoas fazem, serão muito maiores.

Conheça mais sobre a otimização de sites neste conteúdo e multiplique seus resultados.

Como fazer descrição de um produto?

Agora que você já entendeu mais sobre a visão do usuário e dos motores de busca, em relação à descrição de produtos.

Chegou a hora de aprender como fazer a descrição de um produto, matadora.

Aqui estão 12 dicas essenciais para fazer a descrição de produto perfeita:

1. Pesquisa de palavras-chave relevantes

Usar ferramentas de pesquisa de palavra-chave é essencial para encontrar as frases e termos mais buscados pelo seu público.

Palavras-chave, nada mais são do que os termos que os seus clientes buscam para encontrar o seu produto.

Inclua a palavra-chave principal no início do texto, no seu título principal, na slug do produto (url do site) e na meta-descrição (meta-description).

Exemplo — se você vende tênis esportivos, inclua palavras-chave, tais como:

  • Calçados esportivos;
  • Tênis de corrida;
  • Tênis para academia;
  • Tênis para atletismo.

Lembre-se, você precisa saber exatamente que tipo de produto você quer destacar e seguir um fluxo de descrições, pertinente a sua estratégia.

2. Cote histórias e destaque o benefício do produto

Em vez de somente listar as características do produto, foque em mostrar a transformação que o seu cliente terá, ao usar o produto.

Exemplifique benefícios e mostre como o seu produto atende às necessidades e soluciona problemas.

Ah! Não esqueça de contar histórias, elas encantam, engajam e inspiram.

Exemploem vez de dizer: “Tênis com amortecimento”, diga “Tênis com sistema de amortecimento de última geração para evitar lesões durante o agachamento livre na academia”.

Veja um exemplo prático de descrição de um produto, no caso, o tênis Air Max Pulse, no site americano da Nike.

exemplo de descrição de um produto

Veja que nesta descrição de produto, no site oficial da Nike.

Temos uma história, falando sobre a inspiração do tênis, fala dos benefícios do tecido e da sola e em seguida, ressalta o sistema de amortecimento macio.

Esse é um bom exemplo de descrição de um produto, que você pode replicar no seu e-commerce.

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3. Seja claro e objetivo

Ser claro e objetivo é extremamente importante!

É preciso usar sempre frases e parágrafos curtos e resumidos.

Os clientes procuram por informações claras e rápidas sobre o produto.

Exemplo: “Este tênis possui tecnologia de ponta, conseguindo absorver impactos facilmente, sendo ideal para atletas que buscam melhor desempenho nas corridas.”

4. Entenda do seu público

Entendendo mais sobre que são seus potenciais clientes, possibilitará adequar a linguagem adequada de comunicação.

Adaptando a linguagem e o tom da descrição dos seus produtos criará conexão com as pessoas.

Exemplo, loja de brinquedos educativos:

“O Educa Toy Safari, não é só um brinquedo cheio de práticas divertidas. Toy Safari ensina o seu filho a criar conexão com os animais enquanto aprende mais sobre biologia.”

5. Use uma formatação adequada

Use títulos, subtítulos, listas com marcadores (bullet points) e negrito para destacar informações importantes e tornar a descrição mais escaneável.

6. Inclua depoimentos e avaliações

Quando o assunto é Copywriting, um gatilho mental poderoso utilizado pelos melhores especialistas são os depoimentos e avaliações.

Adicione trechos de avaliações de clientes satisfeitos ou destaque depoimentos destacando a qualidade do produto.

Exemplo loja: Veja o que nossos dizem sobre o Tênis de Corrida X.”

Exemplo de depoimento: “Senti uma grande diferença no conforto durante as corridas desde que comecei a usar o tênis X! — Lucas, corredor amador.”

7. Seja original

Evite ao máximo copiar e colar descrição de produtos de outras lojas virtuais.

Descrições originais e únicas possuem maior chance de posicionar nos resultados de pesquisa.

8. Otimize as meta descrições

A meta description ou meta descrição é a brave descrição que os buscadores oferecem nos resultados de pesquisa.

Você precisa deixá-la relevante, informativa, atrativa e obviamente, precisa conter a palavra-chave relevante, referente ao produto.

Exemplo: “Conheça o novo Tênis X, com avançada tecnologia de amortecimento para um desempenho incrível na pista.”

9. Utilize técnicas de Copywiriting

As técnicas de copywriting são formas persuasivas de conexão emocional com o seu público.

Então aproveite para usá-las durante a descrição de produtos no e-commerce.

Lembre-se de usar chamadas para ação (CTAs) que incentivam seus visitantes a tomarem uma atitude, como “Compre Agora”, “Aproveite a oferta”, e outras.

Exemplo: “Chega de perder tempo, garanta hoje mesmo o seu Tênis X e conquiste todas as suas metas na academia”.

10. Forneça informações sobre envios e devoluções

Apesar de ser uma informação básica, muitas lojas virtuais pecam nesta parte.

Esclarecendo informações de devolução e envio, você estará tranquilizando seus clientes.

Exemplo: “Entrega rápida em até 24 horas via motoboy. Garantia de devolução em 30 dias, caso você não fique satisfeito com o produto.”

11. Utilize vídeos e imagens

Além da descrição de um produto textual, você precisa incluir vídeos e imagens do produto.

Desta forma, estará agregando valor e melhorando a experiência do usuário.

Além de passar segurança e potencializar a decisão de compra.

Veja um exemplo de um produto no marketplace da Amazon americana.

Exemplo:

descrição de um produto em vídeo e imagem

Veja que o produto Meta Quest 2, possui imagens claras, chamativas e que falam do produto.

Além disto, perceba que lá em baixo existe um vídeo sobre o produto, adicionando mais informações e histórias envolventes.

12. Monitore e atualize

Acompanhar o desempenho da descrição de produtos e analisar os dados de conversão e de acessos é fundamental.

Você precisa ranquear o seu produto nas primeiras posições do Google e além disto, precisa vender o seu produto.

Monitorar os dados ajudará você a tomar melhores decisões.

Você saberá o que fazer quando um produto não está bem posicionado, mesmo com conteúdo de qualidade em suas descrições.

Conclusão

O comportamento dos usuários muda ao longo do tempo.

Lembre-se de que a qualidade é a chave para trazer relevância na descrição de produtos.

Usando algumas das práticas de SEO, aqui mencionadas, você ainda consegue posicionar os seus produtos no Google.

Ao seguir as dicas que passamos e adaptando-as às necessidades específicas do seu negócio, você poderá aumentar exponencialmente os seus resultados.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tiver algo para acrescentar, por favor, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Ficaremos gratos em responder e discutir mais sobre o tema.

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Jonas
Jonas
6 meses atrás

Muito Bom.

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Espero que este artigo tenha te ajudado.

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