SEO para jornalista é uma prática necessária no âmbito do jornalismo e principalmente, por conta da era digital.
A estratégia certa aplicada no seu trabalho, poderá otimizar os seus conteúdos para o Google, aumentando a visibilidade na web, atraindo potenciais leitores, novos assinantes e novos clientes.
Aprenderemos hoje, como usar as mais sólidas e poderosas estratégias de SEO para jornalistas.
Em um universo digital em constante evolução, o jornalismo possui um papel essencial na disseminação de informações relevantes e impactantes.
No entanto, com a quantidade absurda de conteúdos soltos pela internet, conseguir se destacar se tornou um desafio.
Com este cenário, saber aplicar as práticas corretas de SEO para jornalista pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o alcance e a visibilidade das suas matérias jornalísticas.
Quando aplicado SEO ao jornalismo, esse conjunto de técnicas torna-se um diferencial capaz de levar suas reportagens ao topo dos resultados de pesquisa e atrair mais leitores ávidos por informações de qualidade.
Neste guia prático, desvendaremos juntos, o universo do SEO para jornalistas, forneceremos insights valiosos sobre como potencializar seu trabalho na era digital.
Está pronto para elevar suas matérias a um novo patamar?
Prepare-se para mergulhar nas estratégias do SEO para jornalistas e dar um salto na visibilidade online.
Siga em frente e descubra como transformar sua paixão pelo jornalismo em histórias que ecoam através da web.
É hora de tornar-se um jornalista de sucesso na era digital.
Índice do Conteúdo:
ToggleO que é SEO e como funciona o SEO para Jornalistas?
Perdoe-me se for evangélico, esse título é apenas uma força de expressão.
Antes de adentrarmos no universo do mini curso de SEO para Jornalistas, gratuito.
Entenderemos mais sobre o que é SEO!
A sigla S-E-O, representa Search Engine Optimization.
Em sua tradução quer dizer: optimização para os mecanismos de busca.
SEO, basicamente, é um conjunto de técnicas aplicadas para otimizar a presença digital, aumentando a visibilidade de conteúdos jornalísticos para os mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo.
No contexto do jornalismo digital, muito mais do que outros nichos, a competição é acirrada.
Com essa competitividade gigante, o SEO representa um papel crucial ao tornar o conteúdo mais relevante e acessível para o público-alvo.
No jornalismo, SEO representa o poder que o seu conteúdo tem de chegar aos leitores.
Ao implementar técnicas de SEO, os seus conteúdos jornalísticos ganharão vida, por que “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?
Aprendendo as técnicas certas para utilizar em suas matérias e no seu site, as suas matérias vão subir para o topo do ranking.
Aumentando a probabilidade de usuários encontrarem os seus textos, por meio das buscas na web.
Continue a leitura e aprenda como aplicar as práticas mais poderosas de SEO para Jornalista, mesmo que você não saiba muito sobre o assunto ainda, confira!
Qual a vantagem competitiva de aprender SEO para Jornalistas?
Na era digital, aprender SEO para Jornalista é crucial, principalmente com a crescente pela busca de informações na internet.
Dominar as técnicas de Search Engine Optimization possibilita que jornalistas e veículos de comunicação alcancem uma audiência mais ampla e relevante.
Aplicando as técnicas de SEO em suas matérias, jornalistas de todos os nichos, conseguem aumentar as chances de suas reportagens serem encontradas pelos usuários.
Esses usuários, pesquisam por assuntos relacionados em mecanismos de busca como o Google.
Com a dominância das suas matérias nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, resulta em maior tráfego orgânico.
Além disso, estudos recentes, como o famoso relatório do Digital News Report do Reuters Institute for the Study of Journalism, reforçam o crescimento constante da busca por conteúdos jornalísticos na web.
Cerca de 53% das pessoas consultam fontes online para obter resultados de notícias.
Esses números confirmam que as técnicas de SEO para Jornalistas são simplesmente indispensáveis para captar e atender essa crescente demanda.
Outro estudo importante é o Global Web Index (GWI).
Este estudo aponta que 74% dos internautas usam redes sociais para se manterem informados.
Aplicando as técnicas de SEO, os jornalistas conseguem melhorar o desempenho de suas matérias, também nas redes sociais.
Desta forma, é possível aumentar o engajamento e o compartilhamento do público.
Portanto, aprender SEO é crucial para jornalistas que buscam o destaque em um cenário digital competitivo.
Com a estratégia certa de otimização de sites, você terá a possibilidade de o seu conteúdo jornalístico alcance uma audiência cada vez maior, mais engajada e isso contribuirá para o seu sucesso e para relevância.
SEO para Jornalistas: 11 Técnicas Poderosas que Destacam as suas Matérias
A partir de agora, entramos praticamente em um curso de SEO para jornalistas online gratuito, simples de entender e fácil de aplicar.
Logo abaixo, estão as 11 técnicas de SEO mais poderosas para jornalistas, com uma explicação detalhada de cada uma delas:
1. Pesquisa de Palavras-chave
A base do SEO, começa pela busca de palavras-chave.
Identificar as palavras-chave mais importantes para o seu conteúdo, permite você entender o que o seu público busca nos mecanismos de pesquisa.
Usar ferramentas de busca de palavras-chave é essencial nessa parte.
Uma boa ferramenta para fazer as suas pesquisas é a Google Keyword Planner, além de ser gratuita, com ela será possível encontrar termos com alto volume de busca e baixa concorrência.
No entanto, procure incorporar a palavra-chave principal em seu título, subtítulo e no corpo do texto de forma natural.
Essas aplicações de SEO técnico on-page, fará o seu conteúdo melhorar a classificação nos resultados de busca.
2. Título e Meta Descrição Otimizados
Os primeiros elementos que os usuários veem nos resultados de pesquisa, é o título e a meta descrição.
Apesar da meta descrição não está 100% de acordo como utilizamos no texto original, esse é um exemplo de como o Google mostra o título e a meta descrição de um site na SERP.
Os títulos e as meta descrições precisam ser precisos, convidativos e relevantes.
Além disso, nunca esqueça de usar a palavra-chave mais importante do seu conteúdo de qualidade, nesta parte.
Lembre-se que o título é uma das partes mais importantes do seu conteúdo.
Por isso, capriche e utilize o poder da inteligência artificial para lhe ajudar a criar títulos melhores.
Veja o exemplo abaixo:
O poder do título está voltado para chamar a atenção do leitor, enquanto a meta descrição deve resumir o conteúdo de forma resumida e atrativa.
3. Crie conteúdo relevante
Essa parte do artigo de hoje é extremamente importante, porque o Google sempre prioriza conteúdo de qualidade e relevância.
Para você jornalista, isso significa informações precisas, atualizadas e com profundidade no assunto.
É importante sempre utilizar fontes confiáveis, citar dados e estatísticas, além de escrever de forma clara e envolvente.
4. Faça SEO On-Page
Otimização On-Page ou SEO On-Page significa ajustar o conteúdo e a estrutura do site.
Para efetuar SEO On-Page com qualidade, certifique-se de que seu texto inclua a palavra-chave principal, no início do texto.
Além disso, use títulos e subtítulos (H1, H₂, H₃) para organizar o conteúdo, inclua links internos e externos com relevância.
5. Crie URLs Amigáveis
URLs curtas sempre são bem-vindas, além disso, a URL precisa ser descritiva e legível.
Nunca use URLs confusas com números e caracteres complicados.
A URL amigável ajuda o seu leitor e ao Google, a identificar do que se trata o seu conteúdo.
Perceba que na URL deste conteúdo que você está lendo é amigável: https://wewritebetter.com.br/blog/seo-para-jornalista/.
Replique URLs desta forma, usando a sua palavra-chave mais importante e veja seus conteúdos subirem algumas posições.
6. Otimize seu site para dispositivos móveis
O que mais cresce na internet é o uso de dispositivos móveis para pesquisas e outras questões.
Certifique-se de que seu site e o conteúdo dele, sejam responsivos e amigáveis para dispositivos móveis.
Esse pequeno, grande detalhe é crucial para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca.
Isso simplesmente acontece, porque os mecanismos de pesquisa priorizam a experiência do usuário em dispositivos móveis.
7. Otimize a velocidade do seu site
A velocidade de um site está ligada ao seu tempo de carregamento e é um fator extremamente importante quando falamos de SEO.
Para melhorar a velocidade do seu site jornalístico, use o mesmo plugin para SEO no WordPress que utilizamos para acelerar o nosso site e sites de clientes, o famoso WP Rocket.
Esse plugin possui as melhores configurações de SEO para eliminar scripts desnecessários.
Lembre-se este é um plugin pago e ele não é barato, mas vale cada centavo.
Caso você queira melhorar a otimização de velocidade do seu site, sem este plugin, existem opções gratuitas de plugins que fazem isso de graça, como o plugin LiteSpeed Cache.
Ele funciona parecido com o WP Rocket e é de graça.
Além disso, você pode otimizar o seu site começando pela otimização do tamanho das imagens das páginas e postagens, fique tranquilo falaremos sobre isso mais na frente.
Pare verificar a velocidade do seu site, use a plataforma PageSpeed Insights do Google.
Essa ferramenta gratuita online do Google, identifica os problemas de velocidade do seu site, assim fica mais fácil saber de onde vem o problema de otimização do site.
8. Aplique estratégia de Link building
Construir uma rede de links de qualidade é fundamental para trabalhar no SEO jornalístico.
Para construir esses links poderosos e contextualizados com o seu tipo de conteúdo, busque parcerias com outros sites relevantes do seu nicho.
Outra forma é compartilhar conteúdos interessantes que incentive a obtenção de links naturais.
9. Faça uma linkagem interna bem feita
Outro fator de ranqueamento de matérias jornalisticas no Google são os links internos do site.
Uma boa estrutura de links internos no site, faz com que o Google perceba quais os seus conteúdos possuem relevância dentro do seu site.
Por meio da busca da inteligência artificial do Google, os robozinhos do Google analisam o conteúdo do seu site e faz essa identificação.
Por isso, faça uma boa linkagem interna no seu site e se possível, use plugins para lhe ajudar a encontrar os melhores links para usar na matéria que você está escrevendo.
10. Use e abuse das Mídias Sociais
As mídias sociais possuem um papel cada vez mais importante nos resultados de busca.
Compartilhar o seu conteúdo nessas plataformas aumentará a visibilidade, aumentará o alcance de novos públicos e gerará tráfego para o seu site.
11. Faça Análise de Dados e Ajustes Constantes
SEO não, é algo que se faz e pronto, SEO é trabalho contínuo!
Por isso, monitore constantemente o desempenho do seu conteúdo, por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics.
Com as informações necessárias fica mais fácil ajustar o que é necessário e melhorar todo a estratégia.
Aprenda com os dados relevados e adapte sua estratégia para melhorar continuamente o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Ao aplicar essas 11 técnicas poderosas de SEO para Jornalistas, você poderá aumentar a visibilidade do seu conteúdo digital e atrair mais leitores, tornando seu trabalho cada vez mais relevante e acessível para os mecanismos de pesquisa.
Calma, ainda não acabou, receba a seguir as 3 dicas mais poderosas que tentam esconder de você.
Esse conteúdo a seguir, normalmente só se encontra em Curso de SEO para Jornalistas Pago. Então dê uma atenção redobrada.
Confira!
SEO para Jornalista: 3 Poderosas Técnicas Secretas
Existem 3 dicas que poderão fazer uma diferença muito grande na sua estratégia de SEO para jornalista.
Por meio das técnicas a seguir, você poderá ter um algo a mais sobre o tema de hoje, favorecendo o seu site e as suas matérias.
1. Otimização de Imagens
Um das técnicas fundamentais de SEO é otimizar as imagens do site.
As imagens desempanam um papel importante na experiência do usuário e no SEO.
Ao utilizar imagens em seu conteúdo, faça a otimização de cada uma delas antes de subir no site.
Usamos aqui ferramentas para otimizar imagens.
Uma delas é a ferramenta online TinyJPG, com essa ferramenta online de otimização de imagens será possível reduzir o tamanho do arquivo da sua imagem, deixando-a mais leve e otimizada.
Outra forma que otimizamos as imagens do nosso site é através do plugin Imagify.
Esse plugin otimiza cada imagem que entra no seu site, além de ter um recurso onde ele modifica a extensão de imagem para um modelo mais otimizado, WebP.
Além da otimização do tamanho do arquivo da imagem, será necessário usar tags alt descritivas e incluir palavras-chave relevantes no nome do arquivo e nas tags alt para que as imagens também sejam rastreadas pelos mecanismos de busca.
2. Crie conteúdo Evergreen
Todo jornalista pode se beneficiar por meio do conteúdo evergreen. Um conteúdo evergreen é atemporal e relevante ao longo dos anos.
Apesar de que as notícias atuais possuem sua importância, o conteúdo evergreen pode atrair tráfego contínuo e sólido.
Além disso, aos olhos dos motores de busca, o conteúdo evergreen possui grande relevância.
Isso não quer dizer que você pare de produzir notícias atuais, mas para incorporar na sua estratégia conteúdos duradouros.
Assim você garante uma base sólida de tráfego e cresce ao longo do tempo.
3. Acompanhe tendências e palavras-chave em ascensão
O mundo do jornalismo sempre está crescendo e mudando, a capacidade de se manter atualizado neste nicho é crucial.
Acompanhe notícias e eventos relevantes do seu meio e esteja sempre pronto para criar conteúdos novos, utilizando palavras-chave em ascensão.
Esses fatores farão aumentar as chances de classificação do seu conteúdo jornalístico nos mecanismos de busca, indo de encontro às buscas dos leitores interessados nos temas atuais.
Conclusão
Hoje aprendemos como aplicar técnicas de SEO para Jornalistas de todos os nichos.
Aprendemos qual a importância do SEO e como suas técnicas são fundamentais para qualquer conteúdo digital produzido.
Esperamos que as dicas que passamos possam ter sido válidas e tenha lhe ajudado, de fato, nesta jornada.
Agora discutiremos um pouco sobre o tema de hoje, nos comentários abaixo.
Deixe sua opinião ou critica construtiva e vamos debater um pouco sobre o assunto.
Se tiver ficado alguma dúvida, não esqueça de comentar, nós podemo te ajudar.
Leia também:
Especialista em SEO e Funis de Venda para Empresas
Diego Brasileiro é o fundador da WWB uma empresa de tecnologia com serviços de marketing digital para empresas de serviços e produtos, com uma especialização profunda em SEO e funis de venda.
Além disso, é um expert em Copywriting e Marketing de Conteúdo, direcionando estratégias digitais específicas para negócios.
Visionário e líder nato, Diego tem uma atuação destacada no segmento de sites de serviços e produtos, guiando sua equipe com uma abordagem personalizada e contínua, sempre com foco em resultados e otimização.
Diego é pai, apaixonado pela vida e um ávido estudioso das áreas mais inovadoras da tecnologia web.