Domine o Jogo: Estratégias de SEO para Desenvolvedores em 2023

Como desenvolvedor, você possui o poder de criar experiências incríveis e profissionais no mundo digital. Mas, sem a técnica de SEO para desenvolvedores aplicada, você não conseguirá alcançar as pessoas que deseja.

É crucial que todo desenvolvedor entenda e aplique práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Neste guia completo, vamos adentrar no mundo das principais técnicas de SEO para desenvolvedores de forma prática e direta.

Mostraremos o verdadeiro caminho de como você pode otimizar seus projetos e ganhar mais visibilidade nos mecanismos de busca.

Conseguindo mostrar o seu trabalho e, além disso, conseguir criar melhores projetos para os seus clientes.

Implementando um conjunto de habilidades que adicionarão poder ao seu trabalho e que trarão resultados novos.

Está pronto? Então vamos lá!

Por que SEO para Desenvolvedores é importante?

Não basta que confirmemos a importância do SEO para desenvolvedores.

Estudos comprovam a importância deste aprendizado e de sua aplicação.

Mais foi recentemente realizado um estudo conhecido como “State of Brazil”, onde ficou claro que cerca de 70% das experiências online começam com uma busca nos mecanismos de pesquisa.

Além disso, cerca de 75% dos usuários nunca buscam respostas além da primeira página do Google.

Isso destaca a importância de se aprender técnicas de SEO para otimização de sites.

Esses números conseguem traduzir para nós que o seu trabalho como desenvolvedor deve incluir práticas de SEO, conseguindo aumentar o tráfego orgânico do seu site ou de seus clientes, aumentando a visibilidade.

10 Principais Práticas de SEO para Desenvolvedores

Existem alguns atalhos que você pode pegar para ter resultados em curto e médio prazo.

A partir de agora, uniremos todo o conhecimento técnico de SEO para desenvolvedores de forma descomplicada.

Seja para otimizar SEO para WordPress ou outras plataformas, ao final dessas dicas você estará pronto para ter resultados.

teste de velocidade do site seo para desenvolvedores

1. Desempenho e Velocidade de Carregamento

Estudos recentes mostram que 40% dos visitantes de um site, o abandonam caso o site acessado demore mais de 3 segundos para carregar a página.

Essa pesquisa foi realizada pela Akamai, junto com a gigante Forrester Consulting.

Além disso, o Google revelou que a velocidade de carregamento do site é um dos 200 principais fatores de ranqueamento.

Então fica claro que Otimizar a velocidade de sites é uma das etapas mais significativas para conseguir se destacar nas buscas.

Para otimizar os sites em SEO que você trabalha como desenvolvedor ou o seu próprio site onde você mostra seu conteúdo para blog com práticas de SEO, onde você mostra seu trabalho em velocidade de carregamento de sites, proponho seguirmos algumas etapas:

  1. Otimize as imagens antes de subir no site e dentro do site, use o plugin Imagify para otimizá-las dentro do site, fora do site, utilize a ferramenta online tinyjpg.
  2. Minifique os arquivos CSS e JavaScript (você pode usar o plugin gratuito LiteSpeed Cache ou o pago WP Rocket). (aqui na WWB usamos o WP Rocket como plugin de otimização de sites).
  3. Plugins de Cache possuem diversas opções incríveis e só em instalar em um site, você já verá mudanças interessantes em ganhos de velocidade de carregamento. Depois de corretamente configurados, os ganhos serão muito maiores.

Use sites como GTmetrix ou PageSpeed Insights para verificar a qualidade de otimização e velocidade do seu site.

2. Arquitetura de URL Amigável

Uma pesquisa realizada pelo próprio Google, mostra que URLs amigáveis aumentam a compreensão e a confiabilidade de sites para os usuários.

Para conseguir criar URL amigável:

  1. Utilize URLs descritivas sobre o assunto escrito, evite caracteres especiais e IDs numéricos.
  2. Use a palavra-chave principal do conteúdo na URL.
  3. Tente se manter em até 75 caracteres na URL, nunca ultrapasse esse número e se possível, fique entre 65 a 70 caracteres.

Conseguir manter até 75 caracteres pode ser uma tarefa difícil quando se trabalha com palavras-chave de calda longa, mas é possível.

Caso você necessite ultrapassar essa quantidade, faça isso uma vez ou outra, só use quando for obrigado a usar essa quantidade maior.

3. Title Tag e Meta Descriptions

Title Tag são os títulos de um artigo, normalmente divididos em H1, H2, H3, H4 e outros.

Meta Descriptions, são as famosas meta descrições, onde você mostra na SERP, informações relevantes sobre o que o leitor observará no seu conteúdo digital.

A meta descrição é um resumo do que o leitor lerá depois que clicar no link do seu conteúdo.

Para você ter uma ideia da importância das metas, descrições e tags de títulos, uma pesquisa recentemente realizada, mostrou que 70–80% dos usuários focam somente em títulos atraentes.

Veja o que você deve fazer para ter melhores resultados nos títulos e meta descrições:

  1. Mantenha cada página com uma tag de título única e envolvente (com no máximo até 70 caracteres).
  2. Faça meta descrições concisas (com até 140 caracteres de preferência, podendo chegar até 150 caracteres).
  3. Inclua a palavra-chave principal do conteúdo da meta descrição e no título principal do conteúdo.

Aplicando essas técnicas no título e meta description, você mostrará para o Google e para os usuários maior credibilidade e ganhará força de posicionamento.

4. Use corretamente os títulos (H1-H6)

Estudos sérios comprovam que cabeçalhos bem estruturados melhoram a legibilidade e a indexação das suas páginas do site.

Para ter melhores resultados com seus títulos do site, seja para blog ou para páginas de serviços, por exemplo.

Faça o seguinte:

  1. Use título H1 como título principal de cada página, H2 até o H6 como subtítulos, criando uma hierarquia entre eles claramente e com um objetivo em mente.
  2. Use a palavra-chave principal no título H1 principal, em pelo menos 1 H2 e utilize palavras-chave adjacentes nos outros títulos, como H3 e H4, por exemplo.

Se você lembrar sempre de usar a palavra-chave principal nos títulos H1 e H2 e usar as palavras-chave que complementam o conteúdo nos demais títulos ajudará ao Google a identificar do que se trata o seu conteúdo.

Melhorando o posicionamento dos seus artigos e mostrando o seu conteúdo mais facilmente para os usuários.

5. Mobile-Friendly e o poder da Responsividade

Como desenvolvedor você já deve estar cansado de escutar que um site precisa ser responsivo, não custa nada escutar de novo, com uma pitada da nossa visão sobre o assunto.

Para você ter uma ideia, um estudo recente mostrou que 50% das buscas são feitas em dispositivos móveis e esse número só cresce.

Hoje os dispositivos móveis são a principal forma de busca dos usuários.

Então faça o seguinte:

  1. Certifique-se sempre de que o site desenvolvido é responsivo.
  2. Lembre-se que o site criado, deve se adaptar a diferentes tamanhos de tala, além de precisar ter uma boa usabilidade móvel.

Se certificando com esses detalhes, você terá a certeza que o seu site ou do seu cliente será compatível com qualquer dispositivo móvel criado até o momento.

6. Marcação de Dados Estruturados

Uma recente pesquisa, mostrou que a marcação correta de dados estruturados podem melhorar a exibição de um site nos resultados de busca, aumentando as taxas de cliques.

Para implementar uma boa marcação de dados estruturados faça o seguinte:

  1. Implemente marcação de shema.org para informações tais como: avaliações, eventos, receitas, etc.
  2. Você também pode usar o plugin Rank Math, onde é possível fazer a marcação de dados estruturados dentro deste excelente plugin de SEO completo.

7. SEO para imagens

Ah, você não sabia? É possível, sim, otimizar imagens para SEO, tendo outra forma de ser encontrado pelos usuários, através das suas imagens do site.

Para ter bons resultados de SEO nas suas imagens, faça o seguinte:

  1. Utilize os atributos “alt” descritivos para as imagens do site.
  2. Mantenha o tamanho dos arquivos de imagem otimizados.
  3. Use a parte do título da imagem e coloque a palavra-chave principal ali.

8. Otimize o seu conteúdo para pesquisa por voz

Uma das atualizações do Google é a pesquisa por voz, desde 2020 esse tipo de busca é cada vez mais realizada pelos usuários e você deve adequar o seu conteúdo relvante para este tipo de pesquisa.

Dispositivos de assistência pessoal, tais como Siri (da Apple) e a Alexa (da Amazon), possuem cada vez mais popularidade.

Esse tipo de busca é muito usada para buscar descrições de produtos em e-commerce, por exemplo.

De olho nesta tendência, o Google fez uma atualização com base na pesquisa por voz, permitindo capturar a intenção de busca do usuário, não apenas, através da busca por palavra-chave.

Veja o que você deve fazer para otimizar o seu site para as buscas por voz:

  1. Crie conteúdos não somente focados na palavra-chave, mas em frases-chave.
  2. Crie conteúdo incorporando perguntas e responda-as diretamente.

Os motores de busca, agora, estão criando um contexto de busca mais amplo, incluindo fatores relevantes como: localização atual do usuário e o histórico de suas pesquisas, por exemplo.

Perceba que a maioria de nós, quando fazemos perguntas por voz, usamos perguntas, com os termos: “como”, “o que”, “quando”, “por que” ou “onde”.

Essa relação de busca, altera a maneira como o Google prioriza e lê cabeçalhos e subtítulos para responder às perguntas.

Como desenvolvedor, você deve ter essas ideias de busca em mente, sempre que precisar de um conteúdo novo no seu site ou de seus clientes.

9. Mantenha no site, apenas conteúdos relevantes

Como desenvolvedor, talvez você não seja o produtor de conteúdo do site, mas você precisa saber desta informação, até para educar os desavisados da sua equipe.

O tal do Ctrl C + Ctrl V, não funciona, muito pelo contrário, um site pode ser penalizado por produzir conteúdo duplicado.

Os conteúdos devem ser sempre voltados a sanar dúvidas do público em questão.

Por isso, um conteúdo rico e abrangente sempre é muito bem-vindo, desde que não seja copiado de outro site.

Para produzir bons conteúdos, faça o seguinte:

  1. Crie conteúdos únicos, livres de plágio.
  2. Faça uma análise de concorrência e veja o que eles estão criando, em termos de conteúdo, aprenda com eles e faça melhor.
  3. Use uma boa legibilidade durante a escrita, facilitando a leitura do usuário.

10. Aposte na escrita natural e LSI

Como desenvolvedor, você sabe que a qualidade do código de um site influencia em sua arquitetura.

Na escrita, este cuidado também se aplica, mas de forma diferente.

A escrita sempre deve ser fluida e natural.

Encher o texto de palavra-chave ou usar uma linguagem difícil é um caminho incorreto e você deve fugir disto.

O que você deve fazer:

  1. Use sinônimos da palavra-chave principal do texto e não repita demasiadamente a palavra-chave principal, principalmente se ela for uma frase grande, como uma palavra-chave de calda longa.
  2. Escreva de forma natural.
  3. Use LSI (Latent Semantic Indexing).

Conclusão

Ao aplicar essas práticas de SEO para desenvolvedores consistentemente, você estará posicionando suas criações para alcançar um público mais amplo e direcionado.

Lembre-se de que o SEO é igual à disciplina, além de estar em constante evolução, portanto, fique atento às tendências e atualizações.

Ao combinar seu talento de desenvolvimento com estratégias de SEO eficazes, você estará no caminho certo para o sucesso online.

Deixe-nos saber o que você achou deste conteúdo e se você possui mais dúvidas sobre o tema.

Usamos nossos comentários para ajudar nossos leitores, faça uma pergunta e receba a resposta em tempo record.

Ah, caso ainda precise de ajuda para alcançar o topo do Google, entre em contato com a nossa Agência de SEO e tenha resultados incríveis no seu site e nos sites dos seus clientes.

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