SEO para E-Commerce: 15 Técnicas para Vender Mais em 2023

Com um cenário extremamente competitivo, cada vez mais empresas buscam formas de ter melhores resultados com suas lojas virtuais e uma das técnicas mais importantes para se obter resultados e sair na frente dos concorrentes é “SEO para E-commerce”.

No entanto, com o constante aumento de concorrência online, está cada vez mais complicado conseguir ver os “raios de sol” do posicionamento.

Neste guia definitivo e simplificado, iremos explorar o que é SEO para e-commerce, porque esta técnica é crucial para sua loja virtual e como você poderá implementar 15 dicas práticas para vender mais em 2023.

Só para você sentir o gostinho do que é ter um site majoritariamente na primeira página do Google, 90% das pessoas clicam nos links da primeira página dos mecanismos de busca e somente 10% buscam informações a partir da segunda página.

Seguimos neste aprendizado que mudará o rumo da sua marca, levando o seu negócio rumo ao topo do Google.

O que é SEO para E-Commerce?

SEO é uma sigla que representa a otimização para os mecanismos de busca (Search Engine Optimization), que se refere a um conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar o posicionamento de sites nos resultados dos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

No mundo do comércio eletrônico (e-commerce), o SEO para e-commerce envolve otimizar elementos específicos do seu site para que ele seja mais facilmente encontrado quando pessoas buscam produtos ou serviços relacionados ao que você oferece.

Todo dono de e-commerce ou quase todos, utilizam somente como base de aquisição de tráfego os anúncios patrocinados, mas somente 10% dos usuários clicam nestes anúncios e seus competidores posicionados organicamente estão conseguindo vender mais do que você que investe dinheiro para vender.

Isso quer dizer que enquanto você investe somente em uma única estratégia para conseguir novos clientes e ainda paga por isso, seus concorrentes estão tendo novos clientes todos os dias, sem investir em anúncios e ainda estão conseguindo uma fatia maior do que a sua.

Para você ter uma ideia, cerca de 29% dos clientes, acontecem nas primeiras posições orgânicas da primeira página de resultado de pesquisa.

Já os anúncios, possuem as piores taxas de cliques, isso não quer dizer que seja ruim anunciar seus produtos e serviços, mas sim, que você está deixando de lado o fator mais poderoso do seu site, caso não esteja posicionado ainda para os seus principais produtos ou serviços organicamente.

A Importância do SEO para a Sua Loja Virtual

O ambiente digital não é lugar para amadores, a competitividade é imensa, por isso, ter um site otimizado em SEO para e-commerce é crucial.

Estar posicionado para os principais termos importantes para o seu negócio, significa obter uma fatia imensa do seu mercado de atuação, mostrando para os consumidores que você é uma referência quando se trata do seu tema.

Isso não só aumenta as chances de vender mais, mas também, constrói um laço de confiança sólida e duradoura para o seu negócio.

A partir do momento em que os clientes veem a sua marca ao lado de outras grandes, você automaticamente ganha relevância e o nome da sua marca cresce.

Como Funciona a Estratégia de SEO para E-Commerce?

Existem uma variedade de técnicas e práticas de SEO para E-Commerce, que visam otimizar diferentes aspectos do site.

Desde a escolha das melhores palavras-chave (usadas pelos usuários para encontrar produtos ou tirar dúvidas), até a criação de conteúdo relevante, além da melhoria da experiência do usuário.

Saiba que cada elemento do SEO para loja virtual, desempenha um papel crucial na visibilidade da sua marca na internet.

Conteúdo para Cada Etapa da Jornada de Compra

Buscando atender todas às necessidades e interesses em constante mudança dos clientes, é importante criar conteúdos relevantes com práticas de SEO que englobam cada estágio da jornada de compra dos usuários.

Não é porque você vende produtos ou serviço que você fará somente isto, está errado, você precisa educar o seu público e obter tráfego de todos os lados que envolvem o seu nicho.

SEO para E-commerce não engloba somente posicionar o que você vende, mas sim, trazer complementos a estes produtos ou serviços com informações relevantes de dúvidas que o seu público possui.

Esses conteúdos que rodeiam os seus produtos, geram autoridade e aumentam a possibilidade de ranqueamento do que você vende no seu site.

links de citação wikipedia seo para e-commerce

Link Buildg e Citações

Uma das partes vitais do SEO para e-commerce é a construção de links de qualidade.

Obter links de sites confiáveis e relevantes aumentam a autoridade do seu site aos olhos dos mecanismos de busca.

Essa construção de links pode ser feita externamente ou internamente.

Externamente, acontece quando um site de qualidade linka para o seu site, já internamente, acontece quando você mesmo linka conteúdos para outros dentro do seu próprio site.

No caso das citações, que são menções apontadas para o seu negócio na internet, criadas em diretórios locais e sites relacionados ao seu nicho, ajudam a impulsionar a visibilidade da sua marca e melhorar os rankings.

Perceba a imagem acima, onde mostramos os links de citações do Wikipédia, um dos sites mais populares e antigos da internet.

Como Fazer SEO para E-Commerce: 15 Dicas para Começar a Ter Resultados

Otimizar um site para os mecanismos de busca pode ser uma tarefa que precisa de esforço e tempo, mas existem alguns atalhos que você pode pegar para ter resultados mais rápidos.

Disponibilizaremos algumas dicas fundamentais para você ter resultados em tempo record, confira:

1. Estude seus Maiores Concorrentes

Antes de qualquer coisa, você precisa entender exatamente o que os seus maiores concorrentes estão fazendo.

Se você vende produtos, veja como eles estão criando as descrições destes produtos, perceba que tipo de conteúdo está sendo criado no blog destes sites e com qual frequência.

Você precisa se aproximar da frequência de criação de conteúdo dos seus maiores concorrentes, desta forma você vai aumentar a velocidade de ranqueamento do seu site.

Dica: após estudar seu concorrente, perceba quais produtos ele ainda não focou no site dele e que você vende esse produto, aborde tudo sobre ele e seja visto como autoridade sobre este determinado produto pelo Google.

2. Aborde Tudo Sobre um Único Assunto

Se você vende roupas, foque em um tipo de peça de roupa específica de início e expanda depois para as demais.

Não queira fazer um conteúdo para cada tipo de roupa de imediato, comece por um tipo de roupa específica, por exemplo, blusas masculinas, aborde tudo sobre esse tipo de produto.

Se você for abrangente demais sobre os diversos tipos de roupa que você vende, de início, não será uma boa estratégia.

Dica: comece a criar conteúdos, além das descrições dos produtos e nas categorias, faça artigos de blog voltados a um produto específico e aborde todos os temas envolta deste produto. Tire todas as dúvidas do seu público sobre o tema.

3. Defina Corretamente as Palavras-Chave

Os clientes possuem fases diferentes em sua jornada de compra, por isso, identifique as palavras-chave mais relevantes para cada estágio que os seus clientes se encontram.

Aborde temas desde a conscientização, até a decisão de compra dos seus clientes.

Fazendo isto, você abordará uma quantidade boa de temas que mostraram que você entende do assunto e que pode ser confiável para as pessoas.

Dica: busque palavras-chave de calda longa, palavras-chave essas que são menos concorridas e darão uma maior chance de alcançar melhores posicionamentos nas buscas.

4. Crie Títulos Atraentes

Criar títulos atraentes, cativantes e otimizados ajudam a atrair mais cliques e ajudam o seu público a entender exatamente sobre do que se trata o seu conteúdo.

Esse fator é particularmente importante no posicionamento dos seus conteúdos, porque as pessoas clicam sempre nos melhores títulos.

Como você descobre se o seu título é o melhor? Com testes!

Dica: tente responder boa parte das dúvidas dos seus clientes no título, use a palavra-chave principal no título e não ultrapasse 60 caracteres.

5. Organize as Heading Tags

A Heading Tags são os títulos e subtítulos de uma página ou artigo, alguns exemplos são: H1, H2, H3, H4, etc.

Buscando facilitar a leitura e estruturar corretamente o seu conteúdo para os usuários, como para os buscadores, organize corretamente suas heading tags.

O seu conteúdo precisa fazer sentido, então faça uma organização das heading tags semanticamente, da maior para menor e jamais use uma heading tag H1 duas vezes dentro do mesmo conteúdo.

A Heading Tag H1 já é criada com o título principal do seu conteúdo, então, deixe somente ela, usando em seguida as tags de H2 para baixo.

Dica: organize o seu conteúdo com as heading tags adequadas, indo da maior para a menor ao longo do conteúdo, essa organização precisa fazer sentido.

Se tiver dúvidas, veja nos conteúdos dos seus maiores concorrentes, ou estude este conteúdo que você está lendo.

meta descrição agencia wwb seo para ecommerce

6. Crie Meta Descrições Incríveis

As meta descrições ou meta description, são extensões do seu título, elas explicam mais sobre o que o leitor verá na leitura do conteúdo.

Meta descrições atraentes aumentam as taxas de clique nos resultados de pesquisa, elas incentivam os usuários a visitarem seu site.

Dica: utilize a palavra-chave principal na sua meta descrição, explique o que o leitor irá conseguir no seu conteúdo e no final, tente sempre fazer uma chamada para ação, tais como: confira, leia, veja mais, etc.

otimização de imagens seo para e-commerce

7. Otimize as Imagens

Muitos não dão atenção, mas uma parte crucial do SEO para E-Commerce é a otimização de sites em termos de velocidade de carregamento.

Um dos aspectos mais importantes para a otimização de carregamento das páginas do seu site são as imagens.

As suas imagens precisam ser otimizadas, precisam ter tamanhos reduzidos e ainda, precisam estar em novos formatos, como WEBP, por exemplo.

Além disso, as suas imagens não só precisam carregar rápido, mas elas precisam subir no site já com o nome adequado, sem acentos ou “ç”.

Dica: para otimizar suas imagens do site, use um plugin de otimização de imagens como o Imagify, mas antes de subir essa imagem, lembre-se de usar o nome adequado e não esqueça de usar a palavra-chave certa nos atributos alt da imagem, melhorando a acessibilidade e SEO.

8. Crie URLs Amigáveis

As URLs de um site precisam ser simples e diretas, isso não só serve para o SEO, mas para tornar a experiência do usuário mais agradável.

Nunca use números ou caracteres desnecessários nas URLs do seu site, seja objetivo e descritivo.

Dica: evite usar caracteres esquisitos ou números desnecessários na sua URL, use sempre URLs limpas e agradáveis.

Exemplo: https://wewritebetter.com.br/blog/seo-para-e-commerce/

A própria URL deste conteúdo que você está lendo é um exemplo de uma boa prática de URL amigável, siga esta regra.

descrição de produtos para e-commerce

9. Crie Descrição de Produtos Atraentes e Convincentes

Começo esta técnica lhe dizendo de imediato que: “NUNCA COPIE DO SEU CONCORRENTE OU DO FORNECEDOR AS SUAS DESCRIÇÕES”.

Deixei até em caixa alta, porque é tão importante que você não faça isso que preferi deixar bem explícito.

Você precisa de descrições de produtos únicas, você tirar ideia do concorrente ou fabricante é uma coisa, copiar exatamente igual é outra. Fuja da cópia, ou seja penalizado pelo Google.

Não é difícil criar descrições excelentes, veja este conteúdo onde ensino como você pode criar descrições de produtos para sua loja virtual facilmente.

Dica: faça descrições dos produtos ou serviços de forma detalhada e única, coloque os benefícios dos produtos evidenciados e sempre use chamadas para ação.

10. O Poder da Linkagem Interna

Muitos “especialistas de SEO de plantão”, acreditam que somente links externos fazem a diferença no posicionamento de sites nos mecanismos de busca, mas isso não é verdade.

Um site pode posicionar sem nenhum link externo apontando para ele, por isso, capriche na sua linkagem interna do site.

Após seguir nossa dica 2, onde ensinamos a você dominar um tema específico do seu site, agora chegou a hora de linkar internamente estes conteúdos criados.

Você precisa apontar os conteúdos de forma que faça sentido e jamais se prenda a usar sempre a palavra-chave exata para fazer essa linkagem.

Dica: O Google pode perceber a sua linkagem de palavras-chave exatas como forma de burlar os robozinhos do buscador.

Você poderá ser penalizado por isso, então, tenha atenção e mescle sempre a forma com que você faz a linkagem interna dos seus conteúdos.

reviews de produtos de um e-commerce

11. As Avaliações de Clientes e sua Importância

Hoje já existem ferramentas externas que possibilitam que os seus clientes avaliem seus produtos ou serviços do e-commerce dentro do seu site.

Existem plugins e conexões via API que fazem isto para você, possibilitando que os usuários que comprarem façam uma avaliação do que comprou no seu site.

Isso é particularmente relevante para os outros usuários que acessam suas páginas, no entanto, é também um fator de ranqueamento para as diretrizes do Google.

Dica: as avaliações e feedbacks dos clientes não só apenas irão inspirar confiança para próximas compras, mas sim, também poderá gerar conteúdo de valor para suas páginas de produtos.

12. Melhore a Velocidade de Carregamento do seu Site

Na dica 7, falamos sobre a importância de otimizar as imagens como uma medida de aumentar a velocidade de carregamento de um site.

No entanto, existem outras práticas que melhorarão a velocidade de carregamento das páginas do seu site, uma delas é usar um bom plugin de otimização de carregamento, como: WP Rocket (PAGO) ou LiteSpeed Cache (GRATUITO), por exemplo.

Esses plugin ajudaram a melhorar a velocidade de carregamento do seu site, o que melhora a experiência do usuário.

Dica: Já é comprovado que as pessoas não possuem paciência de esperar muito tempo para uma página abrir na internet, as pessoas querem respostas cada vez mais rápidas e ter um site mais rápido é fundamental.

13. Organize a Arquitetura do Site

Um site não só precisa ser bonito e ter um carregamento rápido, ele precisa funcionar de forma clara e lógica, facilitando a navegação dos visitantes e dos bots de busca.

Facilite a comunicação entre as páginas do seu site, criando categorias relevantes e que sejam coesas com o seu nicho.

Não crie categorias demais, mas também não crie de menos, seja organizado e certeiro.

Dica: verifique como seus concorrentes usam as categorias, quais eles possuem e o que você pode aprender com isto.

14. Utilize Conteúdo Multimídia de Forma Estratégica

Além dos textos relevantes, os seus conteúdos precisam ter incorporados, imagens, infográficos e vídeos referentes ao conteúdo criado.

Esses elementos, além de ajudar a tornar a experiência do usuário mais rica, também melhoram a classificação nos mecanismos de busca.

Você precisa se certificar de que o seu conteúdo possui conteúdo multimídia relevante para o tópico criado, além disso, otimize essas mídias para melhorar a velocidade de carregamento, seguindo a dica 7 e 12.

Dica: mantenha o equilíbrio entre multimídia e conteúdo de texto e certifique-se que todos os elementos visuais conversem com o conteúdo, complementando-o e enriquecendo-o, ao invés de sobrecarregá-lo.

Responsividade para e-commerce para seo

15. Invista na Responsividade

Já falamos sobre URLs amigáveis e agora chegou a hora de falarmos sobre um designe otimizado para dispositivos móveis, que são páginas amigáveis para celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

Com o aumento do uso massivo de dispositivos móveis, garantir que o seu site seja responsível e amigável para estes dispositivos é fundamental.

Isso não só irá melhorar a experiência do usuário, mas também é um fator de ranqueamento do seu site para os mecanismos de busca.

Dica: teste de forma regular a aparência e o desempenho do seu site para dispositivos móveis e certifique-se de que todos os elementos funcionam corretamente nos dispositivos testados.

Veja se é realmente simples de navegar no dispositivo móvel testado e obviamente, confira cada botão, principalmente do menu, onde normalmente geram problemas para os usuários.

16. Implemente Schema Markup e Rich Snippets

Calma, não fique assustado, esses termos são um pouco complicados e confusos, mas não são difíceis de entender ou aplicar.

Saiba antes de tudo, que Rich Snippets são informações organizadas em trechos que são exibidas nos resultados de busca, fornecendo detalhes adicionais sobre uma página ou assunto.

Já o Shema Markup é uma linguagem de marcação que ajuda os motores de busca a entenderem exatamente sobre o que trata o conteúdo de um site.

Se você utilizar essas técnicas, poderá ver a visibilidade das suas páginas melhorarem nos resultados de pesquisa.

Dica: identifique as informações mais relevantes para os seus produtos ou conteúdo e aplique o schema markup apropriado para destacar essas informações nos resultados de pesquisa.

17. Aposte na Criação de Conteúdo Evergreen e nas Atualizações Constantes

Criar conteúdo Evergreen quer dizer: criar conteúdos que duram ao longo do tempo, isso significa que o tema não muda muito durante os anos.

Além disso, manter conteúdos atualizados, com informações novas é crucial para atrair e manter a atenção dos usuários e dos motores de busca.

Dica: além de produzir conteúdos novos, reserve sempre um tempo para atualizar conteúdos antigos de forma regular.

Inclua novas informações e corrija informações desatualizadas, melhore a formatação e busque erros ortográficos.

Evite esses Principais Erros em SEO no Seu E-commerce

Evite alguns erros de SEO para E-commerce é extremamente importante, isso inclui:

  • Evite conteúdos duplicados;
  • Corrija links quebrados;
  • Corrija erros 404 e outras práticas.

Agora vamos para uma outra parte importante para otimizar o SEO do seu E-commerce, as ferramentas mais utilizadas e que impactam diretamente o seu site.

Ferramentas Úteis para Implementação de SEO para E-commerce

Agora conheceremos algumas das principais ferramentas de SEO para E-Commerce que podem ajudar a você chegar no topo do Google, confira:

  1. Ubersuggest: usada para pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência;
  2. SEMrush: usamos para monitorar os rankings, fazer auditoria de SEO, analisar o tráfego do site e dos concorrentes, analisar palavras-chave, oportunidades de backlinks e outras situações que regem o posicionamento de um site;
  3. Ahrefs: muito parecida com a ferramenta SEMrush, a Ahrefs é uma ferramenta de SEO completa, robusta e fácil de utilizar, facilitando achar possibilidades de backlinks e a fazer pesquisas de palavras-chave relevantes.

SEO para E-Commerce de Serviços

Enquanto muitos e-commerces focam na venda de produtos físicos, existe um segmento crescente que oferece serviços através de plataformas online.

O SEO para e-commerce de serviços tem suas particularidades e desafios.

Ao contrário dos produtos, os serviços não podem ser “tocados” ou “experimentados” antes da compra, o que torna a decisão do consumidor baseada em outros fatores, como confiança, reputação e autoridade.

Para e-commerces de serviços, é crucial estabelecer essa confiança e autoridade online.

Estratégias de SEO bem implementadas podem ajudar a destacar a empresa como líder em seu segmento, atraindo mais clientes e aumentando a conversão.

Isso envolve a criação de conteúdo relevante que responda às dúvidas e necessidades do público-alvo, otimização on-page, construção de backlinks de qualidade, entre outras táticas.

A Agência de SEO WWB é Especialista em E-Commerce de Serviços e Produtos e somos a sua parceira ideal nessa jornada.

Com uma abordagem focada em resultados e um profundo conhecimento do mercado de e-commerce de serviços, estamos prontos para ajudar sua empresa a se destacar e alcançar o sucesso online.

Serviço de SEO para E-Commerce

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta essencial para qualquer negócio online, e quando falamos de e-commerce, sua importância é ainda mais acentuada.

O serviço de SEO para e-commerce visa otimizar a visibilidade de uma loja virtual nos motores de busca, como o Google, garantindo que ela apareça nas primeiras posições, quando um usuário realiza uma pesquisa relacionada aos produtos ou serviços oferecidos.

A otimização de um e-commerce envolve uma série de estratégias específicas, que vão desde a escolha de palavras-chave relevantes, otimização de meta-tags, criação de conteúdo de qualidade, até a melhoria da experiência do usuário no site.

Tudo isso contribui para aumentar a autoridade do site, melhorar seu ranqueamento e, consequentemente, aumentar as vendas.

Nossa Agência de SEO Especialista em E-Commerce de Serviços e Produtos entende a dinâmica do mercado online e tem a expertise necessária para levar sua loja virtual ao topo das pesquisas.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, oferecemos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Conclusão

Em um cenário de competição acirrada no universo digital em constante evolução, investir tempo e recursos em SEO para e-commerce se tornou mais crucial do que nunca.

A otimização cuidadosa de elementos-chave do seu site, fazem a diferença, juntamente com a criação de conteúdos relevantes, essas práticas podem alavancar suas vendas, além de criar uma base sólida de clientes engajados, que confiam na sua marca.

Ao implementar essas 17 dicas fundamentais, discutidas neste conteúdo, além de evitar os erros mais comuns, você já estará dando os seus primeiros passos para um caminho de sucesso inabalável.

Caso ainda, sim, precise de ajuda profissional, saiba que você pode contar com nossa Agência de SEO, especialista em E-commerce.

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