Com os usuários cada vez mais conscientes da facilidade e do preço baixo dos produtos comprados na internet, o marketing digital para e-commerce se tornou uma medida crucial para reter clientes compradores em uma loja virtual.
Nos dias de hoje, a busca por compras em e-commerce se tornou comum, antes era motivo de pavor, o mercado muda e as estratégias precisam acompanhar essa evolução.
Existem algumas estratégias de marketing digital para lojas virtuais que fazem toda a diferença, elas potencializam os resultados, destacando a sua marca da concorrência, atrai mais clientes e aumenta as vendas.
No artigo de hoje, vamos explorar as 10 principais estratégias de marketing digital para e-commerce de um jeito simples, prático e efetivo.
Tudo que você aprenderá a partir de agora fará total diferença nos seus resultados. Está preparado?
Então vamos lá!
Marketing Digital para E-Commerce: por que Trabalhar o Marketing Digital da sua Loja Virtual?
Antes da gente entrar de cabeça nas estratégias, é importante entender a importância do marketing digital para o seu e-commerce.
Existem diversas vantagens de trabalhar com marketing digital para e-commerce, inclusive, um estudo realizado pela da PwC (PricewaterhouseCoopers), conhecido como “Global Consumer Insights Survey”, mostra em números esse crescimento.
No último estudo publicado pela PwC, mostrou que, 43% dos consumidores afirmaram que planejam aumentar as compras online nos próximos seis meses.
Essa pesquisa foi realizada em 25 territórios, com mais de 9.180 consumidores entrevistados pelo mundo.
Esses números mostram a necessidade de aprimorar a presença online das lojas virtuais, servindo como um mapa de disciplina para melhorar os resultados das lojas digitais.
Benefícios do Marketing Digital para E-Commerce
A pesquisa mostrada anteriormente serve como um alerta para donos de e-commerce que querem melhorar suas estratégias e obviamente, precisam aumentar suas vendas.
Por isso, resolvemos complementar trazendo alguns benefícios do marketing digital para e-commerce, confira e reflita:
- Reforça a imagem da sua marca: a presença online sólida e coerente constrói confiança e reconhecimento da marca;
- Aumenta a confiança do consumidor: estratégias bem-sucedidas inspiram confiança, vital para conversões;
- Melhora seu destaque no Google: o SEO e outras técnicas ajudam a sua loja a ser encontrada facilmente pelos consumidores.
Como fazer Marketing Digital para E-Commerce?
Para fazer o melhor marketing digital para e-commerce você deverá unir estratégias e táticas que visam melhorar a promoção da sua loja online, atrair tráfego qualificado, converter visitantes frios em clientes quentes e, finalmente, aumentar as suas vendas.
Preparamos algumas estratégias poderosas para potencializar o poder da sua marca na internet, através do poder do marketing digital.
Aqui estão as etapas essenciais para criar uma estratégia eficaz de marketing digital para e-commerce!
15 Poderosas Estratégias de Marketing Digital para E-Commerce
Separamos 14 das mais poderosas estratégias de marketing digital para e-commerce, vamos conferir?
1. Defina seus Objetivos
Antes de tomar qualquer decisão, você precisa saber exatamente qual caminho quer seguir, você precisa estabelecer metas claras e mensuráveis.
Da mesma forma que existe o quadro mental dos sonhos, onde você inclui opções de bens e momentos que você deseja alcançar em um tempo definido.
Mensurar as estratégias de marketing digital para o seu e-commerce fará total diferença.
Exemplo 1: quero aumentar as vendas em 30% nos próximos 6 meses.
Exemplo 2: quero aumentar o tráfego do site em 20% nos próximos 3 meses.
Exemplo 3: quero expandir a minha base de clientes.
Tente ser sempre detalhista com suas metas, trazendo informações claras para potencializar a sua tomada de decisões.
2. Conheça Seu Público-Alvo
Entender quem são seus clientes ideais é fundamental.
Crie personas detalhadas para segmentar suas campanhas de marketing com eficácia.
Criar perfis de clientes fictícios ajuda a você entender a mente dos seus verdadeiros clientes, conseguindo entender uma porcentagem gigante de leads que acessam a sua marca.
Apesar de parecer besteira para alguns, é essencial entender o seu público-alvo, pois assim, você terá a comunicação certa para criar vínculo emocional com seus clientes.
3. Desenvolva uma Estratégia de Conteúdo
O conteúdo é e sempre será rei no marketing digital para e-commerce ou para qualquer outro tipo de negócio.
Você precisa de um blog, não importa a sua área de atuação, o nicho que você atua, ou qualquer outro detalhe negativo que você tenha pensado sobre.
Não fuja da criação do conteúdo, se você não sabe como criar conteúdo para o seu próprio negócio, acha chato, ou demorado, isso não importa.
Contrate um profissional e crie conteúdo, simples assim. Existem certas coisas que são tão importantes que a gente não pode pular a etapa.
A criação de conteúdo de qualidade é um dos fatores mais importantes para o crescimento da sua marca na internet.
Criar conteúdo relevante é uma ferramenta poderosa de marketing digital para e-commerce e você deve começar hoje.
- Dica: crie conteúdos únicos, escolha um assunto específico e siga aquele assunto até que você tenha abordado todos os conteúdos possíveis e tenha respondido todas as principais respostas que os seus clientes fazem sobre o assunto na internet.
- Exemplo: digamos que você trabalha no nicho de roupas infantis, e o seu principal produto são vestidos para meninas de 4 a 10 anos.
- Crie conteúdos como: como vestir menina para festa junina, onde achar vestido para menina personalizado de natal e outros conteúdos que são relevantes.
Esses conteúdos atraem novos clientes, aumentam a autoridade da sua marca e melhoram as vendas na sua loja.
Então, crie um blog e produza conteúdo relevante para o seu público, incluindo artigos, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo.
Observação: também poderá ser aplicada estratégias de growth hacking, acesse para entender como funciona.
4. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)
Fazer SEO para e-commerce é crucial para melhorar a sua visibilidade nos resultados de busca.
Fique atento as palavras-chave mais importantes para o seu nicho de atuação.
Palavras-chave são perguntas feitas por usuários, se existem perguntas você precisa entrar com as respostas, favorecendo o seu site nos mecanismos de pesquisa.
Otimize também suas páginas do site com conteúdo rico, além de utilizar imagens lindas e leves.
Crie conteúdo de qualidade constantemente, siga uma linha editorial de criação, assim como uma novela, tente publicar sempre nos mesmos horários e nos mesmos dias da semana.
Comece com 2 conteúdos por semana, depois 3, depois 1 por dia, esse é um bom número para começar a ter resultados em breve.
Lembre-se que a criação de conteúdo funciona como um somatório de conteúdos, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que você precisa chegar em número específicos de conteúdos criados para criar relevância no Google.
Por isso, tenha disciplina e continue criando conteúdos, mesmo se você não estiver tendo resultados ainda, a sua hora de crescer vai chegar.
5. Marketing de Conteúdo
Além da criação de conteúdo, outras estratégias de marketing de conteúdo devem ser desenvolvidas.
Crie materiais ricos tais como: e-books, guias completos e webinars, isso irá nutrir os seus leads.
Dica: crie um e-book sobre um tema importante que consiga responder às dúvidas e ajudar os seus clientes com o uso dos seus produtos, por exemplo.
6. Mídias Sociais
Estar presente nas principais redes sociais que norteiam a sua marca e que possuem uma boa fatia do seu público-alvo é fundamental.
Você precisa compartilhar conteúdo relevante, conseguindo envolver os seus seguidores.
Além das postagens orgânicas (gratuitas), você poderá potencializar a sua estratégia direcionando anúncios para aumentar o alcance da sua marca.
7. O E-mail Marketing não Morreu
Apesar de que muita gente acredita que o e-mail marketing morreu, isso não é verdade.
A estratégia de comunicação através de campanhas de e-mail ainda funciona.
Mantenha os seus clientes informados sobre promoções, a chegada de novos produtos no seu site e os conteúdos relevantes que você produz.
8. Publicidade Paga
A publicidade paga, conhecidas como anúncios online, é poderosa e, ao contrário do SEO traz resultados rápidos.
Utilize o poder das plataformas de publicidade como o Google ADS e o Facebook ADS para alcançar um público maior com anúncios segmentados.
Isso potencializará as suas vendas, agora perceba que: caso você faça anúncios ruins você perderá dinheiro, fique atento.
9. O Poder do Marketing de Influência
Caso você não tenha habilidades com o tráfego pago para e-commerce e, ao mesmo tempo, não quer utilizar essa estratégia, nem tudo está perdido.
Use o poder do marketing de influência, dos influenciadores online para garantir uma fatia nova de clientes.
Dica: escolha pelo menos 10 influencers que atuam no seu nicho, não precisam ser influencers grandes, escolha os medianos para baratear a sua estratégia inicial. Em seguida, ofereça uma porcentagem das vendas do seu produto, 10%, por exemplo (ou dinheiro, caso eles prefiram e se valer a pena para você).
Una todos os influencers e faça um lançamento mútuo de um novo produto, usando o tempo ao seu favor.
Exemplo: peça para que os influencers, duas semanas antes do lançamento, falem sobre um problema em comum que o seu produto resolve. Eles vão envolver o público deles até o momento do lançamento que é a apresentação da resolução do problema.
Aplique esta estratégia e veja o “Boom” no seu faturamento em poucos dias de carrinho aberto.
10. Remarketing
Reengajar os visitantes que já visitaram o seu site com anúncios direcionados, incentivando a conversão é um passo interessante.
Desta forma, você diminui as chances de um cliente comprar em outro lugar.
Evolua a sua estratégia usando o remarketing, ele funciona e deve ser aplicado após uma certa maturidade da sua marca.
11. Análise de Dados
Utilizar ferramentas que analisam os dados do seu negócio é crucial.
Não existe uma outra maneira de evoluir, se não, acompanhar os dados analíticos do seu negócio.
Acompanhe o desempenho das suas estratégias, através do Google Analytics, por exemplo, ou outras ferramentas que possam mensurar se o que você está fazendo está gerando resultados.
Aprenda através dos dados e faça ajustes sempre que necessário, você verá que em poucos meses a sua estratégia estará cada vez mais sólida e eficaz.
12. Experiência do Usuário (UX)
Você precisa garantir que o seu site seja intuitivo, responsivo para dispositivos móveis e que seja otimizado, com velocidade rápida para melhorar a experiência do usuário.
Melhorar a experiência do usuário é particularmente importante para o SEO da sua loja virtual, além de facilitar a navegação do seu visitante, ainda melhora a forma com que ele busca no seu site, tanto em partes do layout como em partes de conteúdo valioso.
13. Teste e Aperfeiçoe
Executar testes A/B em suas campanhas irá ajudar a você descobrir o que funciona melhor.
Você precisa estar sempre disposto a ajustar constantemente as suas estratégias com base nos resultados.
14. Estratégia Multicanal: o poder do Omnicanal
Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. Utilize o poder da integração de marketing em diversos canais diferentes para potencializar o alcance do público, conhecida como estratégia de marketing omnicanal.
Ter diferentes pontos de contato com os clientes é um diferencial, principalmente porque a maioria das marcas foca em poucos canais para disponibilizar seus conteúdos.
Vá além e integre todos os canais possíveis para alcançar cada vez mais pessoas.
15. Atendimento ao Cliente
Oferecer um excelente atendimento ao cliente é básico, mas precisa ser comentado.
Você precisa sempre ter um atendimento impecável, selecione bem seus atendentes e vendedores, eles são o seu exército e atuam na linha de frente.
Além disso, resolva os problemas dos seus clientes, criando novas experiências positivas.
Lembre-se de que o marketing digital para e-commerce deve ser feito com disciplina em constante evolução.
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e esteja disposto a se adaptar às mudanças no cenário online. Uma estratégia de marketing digital bem planejada e executada pode impulsionar o crescimento do seu e-commerce e aumentar sua presença online.
Leia também:
Infográfico: 5 Passos para Potencializar a Estratégia de Marketing Digital para E-commerce
Conclusão
Este guia abrangente apresentou as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce, desde o porquê do marketing digital ser essencial até a implementação de táticas específicas.
Compreender o valor do marketing digital, juntamente com a aplicação das estratégias adequadas, é a chave para o sucesso no mercado online.
Lembre-se de que o marketing digital não é uma abordagem única; é um conjunto de ferramentas e práticas que se complementam.
Ao integrar essas estratégias em sua estratégia global de marketing, você estará bem equipado para enfrentar a concorrência e alcançar o sucesso sustentável em seu e-commerce.
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências, meça seu desempenho regularmente e esteja disposto a se adaptar.
Com dedicação e foco na qualidade, seu e-commerce pode prosperar no cenário digital em constante crescimento.
Coloque em prática essas estratégias e comece a colher os frutos do seu esforço.
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Além disso, é um expert em Copywriting e Marketing de Conteúdo, direcionando estratégias digitais específicas para negócios.
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