Meio a evolução do comércio digital, em um mercado extremamente competitivo, o SEO para loja virtual está no topo da “cadeia alimentar das vendas”.
Search Engine Optimization, que é a otimização para os mecanismos de busca, é a chave para alcançar visibilidade nos sites de busca, como o Google, por exemplo.
Um aumento de visitas em um site, atrai novos clientes, retêm os clientes antigos e possibilita aumentar as vendas de um negócio na internet.
No guia de hoje, abordaremos todos os principais detalhes do SEO para Lojas Virtuais, desde seus conceitos básicos até as estratégias mais avançadas que vão ajudar a posicionar a sua loja virtual no topo dos resultados de pesquisa.
Índice do Conteúdo:
ToggleO que é SEO para Loja Virtual?
SEO para loja virtual, são um conjunto de técnicas e práticas usadas para aumentar as visitas de um site que vende produtos ou serviços, através das pesquisas dos usuários nos mecanismos de busca, como o Google.
Quando alguém procura na internet, por produtos que você oferece, o SEO garante que quando o usuário pesquisar, a sua loja seja exibida nos resultados de busca.
Exemplo: se você vende artigos esportivos e um cliente busca por “bola de futebol da Nike” ou “raquete de tênis de mesa Sunflex”, o seu site será exibido nos primeiros resultados de pesquisa se o seu site estiver posicionado.
Isso quer dizer que você não precisa pagar por um anúncio, no Google para aparecer no topo da busca dos usuários, os cliques serão orgânicos (gratuitos) e basicamente, isso significa que você terá mais autoridade, mais cliques e mais vendas sem ter que investir nos cliques das pessoas que acessam seu site.
Esse é o poder do SEO, os resultados não são rápidos, mas são sólidos e atraem clientes realmente interessados no que você oferece, principalmente se você usar as palavras-chave certas.
Isso não quer dizer que você nunca deve usar tráfego pago, muito pelo contrário, unir as duas estratégias dará um boom de crescimento em seu negócio, se feito do jeito certo, é claro.
Lembre-se que as técnicas de SEO, além de serem mais econômicas a longo prazo comparadas aos anúncios pagos, são fundamentais para aumentar o tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, suas vendas.
SEO para e-commerce envolve otimizar diversos elementos, incluindo:
- Títulos das páginas: Crie títulos atraentes e relevantes.
- Meta descrições: Escreva descrições persuasivas que incentivem o clique.
- Descrições dos produtos: Use palavras-chave e detalhes que aumentem a relevância.
- SEO on-page dos artigos do blog e nas páginas do site: Garanta que cada post e página seja otimizado para busca, isso envolve muitas questões, desde os títulos e subtítulos otimizados, além de elegibilidade, escolha correta da palavra-chave, atender a intenção do usuário e outras questões que falaremos a seguir.
- Estrutura de links internos e externos: Construa uma rede de links que melhore a navegação e a autoridade do site.
- Pesquisa de palavras-chave: Identifique termos que seu público-alvo está buscando.
- Melhoria constante da experiência do usuário: Assegure que o site seja rápido, responsivo e fácil de navegar.
Vamos explorar esses aspectos mais a fundo, mas primeiro, vamos entender a importância do SEO para uma loja online.
Por que Investir em SEO para Loja Online?
Investir em SEO para e-commerce, loja online ou loja virtual, assim como são conhecidas, é especialmente fundamental.
Esse esforço trará resultados em um mercado tão competitivo, melhorando a classificação do seu site nos mecanismos de busca.
Com o aumento de visitas, às chances das suas vendas também crescerem, serão gigantescamente maiores.
Para você ter uma ideia clara da importância do SEO para loja virtual, vamos viajar direto para os Estados Unidos, onde um estudo foi realizado.
Uma nova previsão realizada pela Forrester (2022 B2B e-commerce Forecast, EUA) concluiu que o volume de vendas em lojas virtuais nos EUA, ultrapassarão 2 trilhões de dólares em 2023 e US$ 3 trilhões de dólares em até 2027.
Isso quer dizer que a média de crescimento anual das vendas em lojas virtuais cresce, em média, 10,7% ao ano, sendo responsável por 24% do total das vendas B2B dos EUA em 2027.
Esses números não somente mostram o impacto do crescimento do e-commerce fora do Brasil, mas também, mostra o reflexo deste crescimento no mundo inteiro, inclusive em nosso país.
Dica: estabeleça metas claras e mensuráveis para seu esforço de SEO.
Exemplo: aumentar o tráfego orgânico em 30% nos próximos 5 meses.
Leia também:
- Marketing Omnicanal: Um Guia de Integração para Todos os Aspectos da sua Loja Virtual;
- Exemplos de E-Commerce: Os 29 Melhores Sites do Mercado para Você Se Basear e Melhorar sua Loja Virtual;
- Gestor de Marketing para E-Commerce: O Guia Definitivo da Profissão.
Como Fazer SEO para E-Commerce / Loja Virtual e Como Funciona?
Para iniciar o processo de SEO para sua loja virtual, é essencial ter uma estratégia bem definida. Isso envolve várias etapas, cada uma crucial para garantir que sua loja seja encontrada pelos clientes certos. Aqui estão os passos principais:
- Pesquisa de Palavras-chave
- Identificação de Keywords Relevantes: Utilize ferramentas como Google Keyword Planner e Ahrefs para descobrir quais palavras-chave seu público-alvo está buscando.
- Análise de Competidores: Veja quais termos seus concorrentes estão utilizando para otimizar suas próprias palavras-chave.
- Otimização de Conteúdo
- Títulos e Meta Descrições: Crie títulos e descrições que sejam atrativos e incluam as palavras-chave principais.
- Descrições de Produtos: Use palavras-chave relevantes nas descrições dos produtos, mas de forma natural.
- Conteúdo de Blog: Produza artigos informativos e otimizados para SEO que abordem tópicos relevantes para seu público.
- Construção de Links de Qualidade
- Links Internos: Crie uma estrutura de links internos que melhore a navegação e distribua autoridade pelas páginas do site.
- Backlinks de Qualidade: Adquira links de outros sites relevantes e de alta autoridade para aumentar a credibilidade do seu e-commerce.
- Experiência do Usuário
- Velocidade do Site: Otimize o tempo de carregamento do seu site. Sites rápidos proporcionam uma melhor experiência ao usuário e são favorecidos pelo Google.
- Design Responsivo: Certifique-se de que seu site seja acessível e fácil de navegar em dispositivos móveis.
- Navegação Intuitiva: Estruture seu site de maneira que os visitantes encontrem facilmente o que procuram.
- Monitoramento e Ajustes
- Auditoria de SEO: Realize auditorias regulares para identificar e corrigir problemas. Ferramentas como SEMrush e Moz podem ser úteis.
- Análise de Desempenho: Use Google Analytics e Google Search Console para monitorar o tráfego e o comportamento do usuário no site.
- Conteúdo Visual
- Imagens Otimizadas: Use alt text descritivo e compressão de imagens para melhorar a velocidade do site.
- Vídeos de Produtos: Incorpore vídeos para demonstrar produtos e aumentar o tempo de permanência no site.
Dica: Realize uma auditoria de SEO para identificar áreas de melhoria. Use ferramentas como Google Analytics para avaliar o desempenho atual do seu site e planejar as otimizações necessárias.
Existem diversos aspectos que você deve se atentar para ter um SEO de qualidade no seu e-commerce. A seguir, algumas dicas úteis que vão te ajudar nesta jornada:
Dicas para SEO de Loja Virtual
Criamos um compilado especial de dicas para SEO de lojas virtuais, confira:
1. Priorize as Páginas Mais Importantes
Seu site já está no ar, você tem diversos produtos que já estão lá, agora você precisa saber quais são os produtos mais importantes.
O seu site já possui tráfego nesses produtos importantes? Então comece com essas páginas de produtos e dê atenção total a elas agora.
Comece otimizando as páginas de produtos que você quer vender mais agora, otimize-a primeiro.
Obviamente todas as páginas do seu site são importantes, mas se concentrar nos principais produtos que você vende é a posição mais inteligente agora.
Dica: as páginas de produto geralmente são as mais críticas em lojas virtuais.
Exemplo: se você vende eletrônicos, priorize páginas de produtos como “Smartphones” ou “Notebooks”.
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2. Crie um Fluxo Constante de Trabalho
Nas principais práticas de SEO para loja online, existe uma exigência grande, onde você precisa caminhar por diversos requisitos específicos.
Alguns exemplos são:
- Escolher as melhores palavras-chave;
- Nomear as imagens do site corretamente, incluindo as imagens de produtos, obviamente;
- Adicionar atributos alt nas imagens;
- Criar categorias que conversem entre si, entre outras questões.
3. Descubra o “Ouro” nos Concorrentes
Toda estratégia de SEO é baseada na superação da concorrência, se o concorrente fez 1 x, você precisa fazer 1 x e meio.
É assim que funciona e você deve sempre lembrar disso, pois a base da sua estratégia depende desta linha de raciocínio.
Lembre-se de verificar o que os seus principais adversários da SERP (compilado de sites posicionados no Google), estão fazendo.
Veja onde os concorrentes estão direcionando seus esforços, identifique e veja o que você pode fazer para tornar a sua loja melhor do que a deles.
4. Continue com Análise CRO
Análise CRO (Conversion Rate Optimization) refere-se à prática de otimização da taxa de conversão de um site.
Essa estratégia é usada para concentrar as melhorias na taxa de conversão dos visitantes do seu site, para realizarem ações desejadas, seja para compras, preencher formulários ou se inscrever em uma lista de newsletter.
O objetivo do CRO é maximizar o valor do tráfego existente, tornando o site mais eficaz em converter visitantes em clientes ou leads.
Uma vez que o tráfego está fluindo para o seu site, a otimização da taxa de conversão se torna importante.
Afinal, você deseja garantir que esses visitantes se convertam em clientes ou leads.
O CRO envolve a melhoria do design do site, a usabilidade, o conteúdo e os elementos de chamada à ação para tornar a experiência do usuário mais eficiente e convincente, aumentando assim a taxa de conversão.
SEO Básico para Loja Virtual
O SEO básico para loja virtual é simples de ser aplicado e possui o poder de trazer os seus primeiros resultados.
O SEO básico possui alguns pilares, considerados mais importantes, confira:
- Busca correta de palavras-chave;
- Análise de conteúdos e produtos do site;
- Criação de conteúdos novos, pelo menos 2 vezes por semana (aumente a quantidade assim que puder, o ideal é criar pelo menos 1 conteúdo para SEO por dia).
Isso é o SEO básico, mas não é o suficiente para ter grandes resultados, veja a seguir o que você precisa fazer para ter o verdadeiro resultado no seu e-commerce.
SEO Avançado para Loja Virtual
Agora vamos adentrar um mundo mais avançado de SEO para lojas virtuais, onde algumas dicas farão toda a diferença para você alcançar resultados sólidos e exponenciais em tempo record.
1. Análise de SEO para Loja Virtual
Todo site precisa ser analisado para saber como andam as coisas, a respeito do SEO.
Entenderemos como você pode fazer uma boa análise e saberemos como funciona, de fato, o SEO para loja virtual logo em seguida.
2. Auditoria de SEO
Fazendo a sua primeira auditoria de SEO, usando ferramentas como a que usamos aqui na WWB, tais como:
Você poderá verificar os erros do seu site, como erros 404, páginas não indexadas, erros de rastreamento, erros de redirecionamento e outros.
Com essa descoberta, será útil consertar a maioria dos erros possíveis para liberar melhorias no seu site, alavancando e acelerando o processo de ranqueamento dos produtos da sua loja virtual.
3. Análise de Palavras-Chave
A escolha certa de palavras-chave é simplesmente crucial para o sucesso no SEO da sua Loja Virtual.
Você precisa identificar as melhores oportunidades de palavras-chave, usando ferramentas pagas, como a SEMrush, mencionada anteriormente ou gratuitas, como o Google Keyword Planner, por exemplo.
4. Análise de Descrições de Produtos e Artigos dos Concorrentes
Outra parte fundamental da análise é analisar os concorrentes, eu sei, já falamos um pouco sobre isso, este é um complemento.
Analise as descrições de produtos dos melhores concorrentes e veja o que eles possuem em comum que você ainda não tem e faça melhor.
Verifique os artigos do blog desses concorrentes e veja que tipo de conteúdos eles criam e faça o seguinte.
Essa dica é o “Santo Graal” do SEO para loja virtual e mesmo sem links apontando pro seu site agora, você poderá ranquear muito mais rapidamente se aplicar ela.
- Dica: use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar as palavras-chave mais relevantes.
- Exemplo: se você vende joias artesanais, pode usar palavras-chave como “colares de prata” ou “anéis de pedras preciosas”.
5. A Dica de Milhões: Analise as Palavras-Chave com Zero Buscas do Google
Essa realmente é uma dica de milhões, se você quiser agilizar todo o processo, nós aprendemos uma técnica fora do Brasil que já nos rendeu milhares de acessos.
O que nós fizemos? Focamos em um único assunto de abordagem.
Você deve fazer o mesmo, e vamos mostrar um exemplo para você entender melhor.
- Exemplo: digamos que você possui uma loja de roupas infantis e quer posicionar, especificamente, bermudas masculinas para meninos.
- Dica: escreve tudo sobre bermudas de meninos, aborde tudo o que tiver sobre o assunto, aborde todos os temas possíveis sobre as bermudas de meninos e veja a mágica acontecer.
Outro detalhe importante desta técnica é que você poderá buscar palavras-chave que não possuem contagem de busca, use-as também.
Faça isso, porque o Google e outros mecanismos de busca, não conseguem atender a todas as pesquisas que os usuários fazem.
Isso quer dizer quem nem o Google e nem outras ferramentas de palavras-chave sabem exatamente o volume de busca e muitas palavras-chave que não possuem busca, estão sendo buscadas por usuários, aproveite isto.
6. Utilize o Poder da Inteligência Artificial
A inteligência artificial, como o Chat GPT, veio para ficar e está ajudando milhares de profissionais a produzirem melhor em praticamente todas as áreas de atuação.
Use esse poder ao seu favor, inclusive, usamos o Chat GPT aqui na Agência de SEO WWB, para pesquisar palavras-chave como baixo volume de busca, isso ajuda a você conseguir aplicar a estratégia SandBox do Google.
- Exemplo: pesquise 30 tópicos semanticamente relevantes e exclusivos na categoria principal de “bermudas para meninos”.
- Dica: depois, pesquise no Chat GPT por 10 variações de palavras-chave para “bermudas para meninos” que abordam diferentes intenções de pesquisa.
Faça isso para vários termos principais do seu e-commerce e veja a mágica acontecer após produzir esses conteúdos.
Lembrem-se, esses conteúdos são os que você precisa fazer primeiro, principalmente se tiver pouco conteúdo no seu blog do e-commerce.
Agora iremos falar sobre a análise do volume de buscas, intenção do usuário e o mais importante, análise dos concorrentes.
7. Analise Volume de Buscas, CPC e Intenção do Usuário
Você já analisou as palavras-chave, agora é importante analisar o volume de buscas dessas palavras, além do CPC (custo por clique) e a intenção de busca do usuário por trás dessas palavras-chave.
- Dica: escolha palavras-chave com um bom volume de buscas e baixa concorrência, após criar os conteúdos indicados da técnica SandBox explicada na sessão 5.
- Exemplo: se você vende equipamentos de camping, pode segmentar palavras-chave como “barracas de camping” com um volume de buscas sazonal.
Após criar todos os conteúdos buscados na inteligência artificial, chegou a hora de fazer buscas de novas palavras-chave com bom volume de busca e baixa concorrência.
8. Analise os Concorrentes
Já falamos um pouco sobre isso, mas iremos reforçar aqui, por conta do tamanho da importância que existe aqui.
Analisar os concorrentes é primordial, você precisa saber o que eles estão fazendo a respeito do SEO.
Isso irá fornecer insights valiosos, dando oportunidade de melhoria na sua estratégia.
- Dica: Utilize ferramentas de análise de concorrência para identificar as estratégias dos seus concorrentes.
- Exemplo: Se você notar que um concorrente está classificando bem para uma palavra-chave específica, considere otimizar seu conteúdo para a mesma palavra-chave.
9. Otimize a Página Inicial da Loja Virtual
A página inicial do seu e-commerce é o que, na maioria das vezes, passa a primeira impressão para os visitantes.
Portanto, é fundamental otimizar a sua página inicial, visando os mecanismos de busca.
- Dica: utilize uma tag de título e meta-descrição atraentes e informativas.
- Exemplo: se você vende produtos de beleza, sua tag de título pode ser “Produtos de Beleza Orgânicos | Sua Loja de Beleza Online” e a meta-descrição pode incluir uma oferta especial.
10. Melhore a Arquitetura do Site
Simplificar a arquitetura do site é um passo inteligente, além disso, você precisa deixar a arquitetura da sua loja virtual intuitiva.
Isso não só melhora a experiência do usuário, como também facilita a indexação das suas páginas nos motores de busca.
- Dica: Use uma estrutura hierárquica de categorias e subcategorias.
- Exemplo: se você vende roupas, crie categorias como “Roupas Femininas” e subcategorias como “Cropped” e “Calças”.
11. Use os Links Internos Corretamente
Usar os links iternos do seu site irá melhorar a comunicação entre os conteúdos, melhorando experiência do usuário.
Não só isso, isso distribui a autoridade do seu site, fazendo com que a sua loja virtual distribua a autoridade entre as páginas mais importantes da sua loja online.
- Dica: link para páginas relacionadas dentro do seu conteúdo.
- Exemplo: se você tem um blog sobre culinária, pode criar links internos entre receitas relacionadas, como “Bolo de Chocolate” e “Cobertura de Chocolate”.
12. Otimização de Páginas de Produto
O coração da sua loja virtual são as páginas de produtos que você vende no site.
São nessas páginas que os clientes são encantados e tomam a decisão de compra, tornando a otimização essencial para essas páginas.
- Dica: Otimize o nome do produto para incluir palavras-chave relevantes.
- Exemplo: se você vende câmeras fotográficas, um nome de produto otimizado pode ser “Câmera DSLR Canon EOS 5D Mark IV”.
13. Otimize as imagens sem Perder Qualidade
Imagens de produtos precisam ser bonitas e atraentes, você precisa otimizar o site, com imagens leves e, ao mesmo tempo, que entreguem qualidade para o usuário.
Calma, isso não é difícil.
- Dica 1: utilize o plugin imagify para otimizar o tamanho das imagens e torná-las mais leves, além de transformá-las em WEBP, modelo novo de imagem, melhor para usar nos sites.
- Dica 2: use nomes de arquivo descritivos e adicione texto alternativo (alt text) às imagens.
- Exemplo: para uma imagem de um vestido de festa vermelho, o nome do arquivo pode ser “vestido-festa-vermelho.webp” e o alt text pode ser “Vestido Festa Vermelho Elegante”.
14. Utilize Vídeos
O uso de vídeos é muito importante para incrementar a sua estratégia, a maioria das lojas virtuais não o usam, então você já tem uma arma poderosa para aplicar e superar os concorrentes.
Agora, certifique-se de trabalhar o SEO para vídeos também, para posicionar melhor o seu vídeo no YouTube, por exemplo, e agregue este vídeo no produto determinado.
- Dica: inclua palavras-chave relevantes na descrição do vídeo e no título.
- Exemplo: se você estiver apresentando um tutorial de maquiagem, o título pode ser “Tutorial de Maquiagem para Festas” e a descrição pode incluir palavras-chave como “maquiagem de festa” e “dicas de maquiagem”.
15. O Poder das Avaliações dos Clientes
As avaliações dos clientes influenciam nas decisões de compras de outros clientes interessados, além disso, ainda são relevantes para o SEO da sua loja virtual.
- Dica: incentive os clientes a deixarem avaliações e responda a todas elas.
- Exemplo: se um cliente deixar uma avaliação positiva para um produto, responda com um agradecimento e destaque os pontos positivos da avaliação, caso ainda possa, ofereça recompensas nas melhores avaliações.
16. Conteúdo de FAQ
Outro aspecto importante para melhorar o SEO para loja virtual é responder as principais dúvidas do seu público-alvo.
Também conhecida como FAQ, deixar uma sessão destinada à resposta das principais dúvidas dos clientes interessados é crucial.
Além de melhorar o SEO da loja online, ainda melhora a experiência do usuário, forçando-o a comprar com você, já que ele já está seguro para seguir para compra, após as dúvidas sanadas.
- Dica: identifique as perguntas mais frequentes dos clientes e crie respostas detalhadas.
- Exemplo: se você vende eletrônicos, uma pergunta frequente pode ser “Como configurar meu novo smartphone?” e a resposta deve incluir instruções claras, como um passo a passo.
17. Verificação de Desempenho
Agora chegou a hora de verificar o desempenho das páginas de produto, use ferramentas como as mencionadas na sessão 2, “Auditoria de SEO”.
Essas ferramentas vão ajudar a você perceber como a estratégia de SEO para loja virtual está indo.
18. Diminui o tempo de Carregamento das Páginas
O tempo de carregamento de uma página é extremamente importante, quanto mais leve, mais usuários vão acessar e ficar no seu site.
Caso você tenha um site que demore um pouco para abrir as páginas, isso quebrará a credibilidade com o usuário.
Isso quer dizer que você perderá vendas, além disso, ainda perderá posições nos mecanismos de busca.
Isso acontece, porque uma das regras de posicionamento das diretrizes do Google é o tempo de carregamento das páginas de um site.
Quando o Google percebe que vários usuários estão tentando acessar o seu site e estão saindo rapidamente, isso se transforma em taxa de rejeição.
Veja como resolver isso:
- Dica: compacte imagens e minimize o uso de scripts pesados (plugins como WP Rocket, cumprem bem esse papel).
- Exemplo: use ferramentas de compressão de imagem, como o site tinyjpg, para reduzir o tamanho dos arquivos de imagem sem comprometer a qualidade.
19. Crie Backlinks para E-Commerce
Backlinks são links de outros sites apontando para o seu, isso é um fator importante de ranqueamento para o SEO de loja virtual.
Isso acontece porque quando você tem links apontando para o seu site e esses links possuem qualidade, o Google nota que você possui relevância, já que outros sites bons estão linkando para o seu.
Os links apontados para o seu site demonstram autoridade e confiabilidade para os motores de busca.
- Dica: procure oportunidades para construir backlinks de sites relevantes.
- Exemplo: você pode colaborar com blogs de nicho para criar conteúdo útil relacionado aos seus produtos e obter backlinks naturais.
Lembre-se, evite comprar backlinks, principalmente se você ainda não entende como analisar sites bons, isso poderá ser prejudicial para o seu site, é possível crescer criando bons conteúdos, pois outros sites verificam conteúdos bons para linkar.
Seja sempre natural, não force nada, o Google nota e você será penalizado.
20. Autoridade Tópica: O “Santo Graal” do Crescimento Massivo
Autoridade tópica é uma técnica utilizada pelos maiores especialistas do SEO.
O foco desta técnica é produzir massivamente, conteúdo focado em um único tópico.
- Exemplo: se você possui um site de moda, e nele você vende roupas femininas e masculinas, foque em um único alvo, primeiramente. Resumidamente, você precisa escolher para onde quer ir, se você vende roupas femininas e masculinas, foque em um tipo de peça de roupa e fale tudo sobre isso.
- Exemplo específico: seguindo o exemplo anterior, da loja de moda online, escolha, por exemplo, blusas masculinas.
Escreva tudo sobre blusas masculinas, como usá-las, quais são as melhores blusas para o inverno, verão, outono, quais blusas usar para uma festa, entre outros assuntos relacionados ao tema.
Use a inteligência artificial para trazer ideias de criação de conteúdo para expandir a sua base de conteúdo futuro.
Além disto, preste atenção nas perguntas e respostas que aparecem nas buscas do Google para apimentar cada conteúdo criado.
Analise os 3 primeiros concorrentes, aborde todas os temas diferentes que eles explicam e faça um mix desses títulos e subtítulos.
Desta forma, você criará o melhor conteúdo para sua loja virtual e irá se destacar em tempo record.
Erros de SEO para Loja Virtual que Você Deve Evitar
Evitar os principais erros de SEO é extremamente importante, é tão importante quanto implementar boas práticas.
Por isso, fique atento e analise o que já foi feito no site para você melhorar o que você já possui.
- Dica: realize auditorias regulares de SEO para identificar e corrigir erros.
- Exemplo: use ferramentas de verificação de links quebrados para encontrar e corrigir links quebrados em seu site.
As Melhores Ferramentas de SEO
Usar ferramentas para potencializar o SEO da sua loja virtual é indispensável, elas ajudam a monitorar e melhorar o desempenho do seu site na internet.
Dica: Experimente diferentes ferramentas para encontrar as que melhor atendem às suas necessidades.
Exemplo: se você deseja acompanhar seu progresso de pesquisa, o Google Search Console é uma excelente opção, enquanto o Ahrefs e a SEMrush são ótimas para análise de concorrência.
Este guia abrangente sobre SEO para lojas virtuais oferece uma visão completa de como otimizar sua loja virtual para obter sucesso online.
Continue implementando as melhores práticas de SEO e adaptando sua estratégia à medida que as tendências mudam para alcançar um desempenho cada vez melhor nos motores de busca e conquistar seu lugar no mercado de e-commerce.
Conclusão
No guia de hoje, exploramos o mundo do SEO para lojas virtuais de resultado, desde os conceitos mais básicos até as estratégias mais avançadas.
Agora, você está com tudo o que precisa em termos de conhecimento para superar os seus concorrentes na SERP, potencializando a experiência do usuário e vendendo mais.
Lembre-se, SEO é igual à disciplina, você precisa ser contínuo, SEO não é algo que você faz hoje e para amanhã, muito pelo contrário, você precisa fazer sempre.
Esperamos ter ajudado com todas as informações necessárias, e se mesmo assim tiver ficado alguma dúvida, peça nossa ajuda nos comentários.
Caso precise de resultados mais rápidos e sólidos, entre em contato conosco e garanta uma cotação personalizada na nossa Agência de SEO para E-commerce, nós podemos ajudar a você chegar mais longe em menos tempo.
Especialista em SEO e Funis de Venda para Empresas
Diego Brasileiro é o fundador da WWB uma empresa de tecnologia com serviços de marketing digital para empresas de serviços e produtos, com uma especialização profunda em SEO e funis de venda.
Além disso, é um expert em Copywriting e Marketing de Conteúdo, direcionando estratégias digitais específicas para negócios.
Visionário e líder nato, Diego tem uma atuação destacada no segmento de sites de serviços e produtos, guiando sua equipe com uma abordagem personalizada e contínua, sempre com foco em resultados e otimização.
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