A Revolução do Social Commerce: Tudo o que Você Precisa Saber para se Destacar

Social commerce é uma estratégia de vendas poderosa, usada nas redes sociais para alavancar vendas e alcançar novos horizontes.

Na imensidão do universo digital, o comércio eletrônico e as redes sociais não são apenas plataformas comuns, mas sim, movimentos que moldam a forma como vivemos, interagimos e compramos.

Mas e se eu lhe contasse que esses dois pilares estão prontos para uma fusão mais poderosa e impactante?

É aqui que o Social Commerce entra em cena, trazendo à tona uma abordagem inovadora que transcende o convencional.

Você deve se lembrar dos dias de Orkut, quando as redes sociais começaram a ganhar força na internet.

E a ascensão das novas lojas virtuais surgindo, após um ano tão desafiador, como 2020.

A pandemia redefiniu a experiência global, acelerando o crescimento do comércio eletrônico, inundando as vitrines digitais em busca de uma fatia do mercado.

É neste cenário que a competição do social commerce surge, como uma chama que solta faíscas em meio a concorrência acirrada.

Chegou a hora de aprender como usar o poder do social digital commerce e começar a crescer o seu negócio com esta nova metodologia, pouco explorada.

Adentraremos no mundo do social commerce, desvendando os principais segredos de sucesso desta estratégia.

Prepare-se para embarcar em uma jornada simplificada do mundo do social commerce, exploraremos juntos as suas dimensões e você descobrirá como implementar essa estratégia com maestria.

O caminho do sucesso começa agora, continue lendo, pois o futuro do seu negócio está prestes a ser transformado.

O que é Social Commerce?

O social commerce é a fusão estratégica entre redes sociais e comércio eletrônico.

Essa abordagem inovadora e revolucionário permite que a sua marca venda produtos e serviços diretamente nas redes sociais, transformando interações em oportunidades de venda.

Em sua essência, o social commerce proporciona uma experiência de compra perfeitamente integrada com as redes sociais, eliminando barreiras entre a descoberta do produto e a finalização de um pedido de compra na sua loja.

Vale ressaltar que social commerce possui outras nomenclaturas, como: social digital commerce e s-commerce.

Como Funciona o Social Digital Commerce?

Você deve estar se perguntando como exatamente o social commerce funciona para conseguir ser tão poderoso e revolucionar o cenário do comércio digital.

Aqui está o núcleo da sua essência:

Social commerce se baseia na exploração das redes sociais como plataforma de venda.

Imagine estar passando pelo feed das mídias sociais e, em um instante, encontrar um produto que você tanto deseja.

Com o social commerce, essa opção funciona de forma fluida, dando a possibilidade de descobrir, interagir e finalmente comprar o produto que você deseja, tudo isso sem precisar sair da plataforma que você ama.

Saiba que isso não é apenas uma forma de conveniência, vai, além disso.

É uma experiência nova de compra que consegue eliminar barreiras entre navegar e comprar.

O social commerce possui o poder de capacitar marcas a contar histórias envolventes, exibe produtos de maneira única e inspira a ação instantânea do comprador.

Se você parar para analisar, esta é uma evolução natural do comércio eletrônico, onde cada curtida, compartilhamento e visualização pode se transformar numa jornada de compras, conseguindo impulsionar os resultados de marcas pequenas, médias e grandes, além do esperado.

tipos de s-commerce

Principais Tipos de Social Commerce

No cenário do social commerce você encontra possibilidades incríveis, conseguindo oferecer uma gama diversificada de produtos e abordagens, conseguindo conectar as suas redes sociais de marca ao comércio eletrônico.

Conheça alguns dos principais tipos de social commerce, a seguir:

1. Redes Sociais de Compras

Algumas plataformas de rede social possuem recursos de compra integrados, permitindo que você consiga criar uma loja virtual diretamente no seu perfil.

Essa é uma oportunidade de usuários interessados, explorarem produtos e obter informações detalhadas antes de efetuar um pedido, sem sair da rede social.

2. Avaliações e Recomendações Sociais

Um gatilho mental que sempre funcionou e sempre funcionará são as provas sociais.

Nas redes sociais você possui um poder gigantesco neste sentido, conseguindo avaliações, comentários e recomendações de seus produtos, por meio dos usuários.

Isso influência fortemente a compra de outras pessoas interessadas, construindo uma base sólida de confiança entre os consumidores.

3. Publicidade Social Personalizada

Plataformas de redes sociais oferecem ferramentas poderosas de segmentação de público avançada, permitindo que você consiga direcionar anúncios específicos para o público certo.

Essa abordagem aumenta a eficácia dos anúncios, o que consequentemente melhora as chances de venda.

4. Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)

Com o social commerce as marcas conseguem incentivar os clientes a compartilharem fotos e vídeos usando seus produtos.

Com o efetivo compartilhamento, esse conteúdo possui alta qualidade e alto poder de engajamento.

Esse tipo de conteúdo trará não só um senso de comunidade, mas também servirá como prova social, criando uma conexão com outros usuários, incentivando a confiança na sua marca e a compra dos seus produtos ou serviços.

5. Vendas em Grupos

Em um cenário vasto e rico de pessoas prontas para comprar produtos e serviços, o modelo de venda em grupo é facilitado pelas redes sociais.

A sua empresa pode oferecer descontos exclusivos e criar ofertas especiais voltadas a um grupo de consumidores que podem se unir para comprar determinado produto ou serviço.

6. Compartilhamento de Compras

Algumas plataformas ainda permitem que os usuários compartilhem suas compras recentes ou desejadas nas redes sociais.

Isso cria um poderoso efeito cascata, onde os amigos desses usuários podem se interessar pelos produtos mencionados, afinal de contas, tem um ditado que diz: “a grama do vizinho é sempre mais verde”.

Isso impulsiona o desejo nas pessoas, que são influenciadas emocionalmente para efetuarem pedidos na sua loja social.

7. Live Commerce

O Live Commerce é a combinação de streaming ao vivo com compras.

A sua empresa pode realizar transmissões ao vivo para mostrar produtos, responder dúvidas em tempo real e até mesmo permitir que os espectadores comprem durante a sua transmissão.

Essa é uma boa hora de fazer uma promoção especial, oferecer um sorteio e ainda vender algo que complemente o seu produto principal.

8. Aplicativos de Compras Sociais

Existem aplicativos que se concentram 100% na experiência de compra social.

Esses aplicativos permitem que os usuários explorem produtos, sigam marcas e efetuem compras, tudo dentro de um único aplicativo.

Saiba que cada tipo de Social Commerce consegue oferecer uma maneira única de envolver consumidores nas redes sociais, transformando intererações em oportunidades de compra.

A escolha certa do tipo para aplicar no seu negócio vai depender do seu momento, público-alvo, do objetivo da sua marca e da abordagem que você e sua equipe mais desejam.

Leia também sobre m-commerce e evolua a sua estratégia de vendas de produtos para dispositivos móveis.

Social Commerce: Exemplos Práticos

Separamos alguns exemplos práticos do uso do social commerce para que você consiga adequar ao seu negócio e consequentemente possa criar estratégias específicas em redes sociais onde o seu público se encontra, confira:

  • Instagram Shopping: A ferramenta Instagram Shopping permite que o seu negócio marque produtos nas postagens, abrindo opção para os clientes clicarem diretamente nos produtos e sejam automaticamente direcionados para uma página de compra, simplificando o processo de aquisição.
  • Pinterest Buyable Pins: O Pinterest oferece pins para compra, permitindo que os usuários comprem produtos com um pin, sem precisar sair da plataforma.
  • Facebook Marketplace: O Marketplace do Facebook é uma plataforma que unde usuários interessados em comprar e vender produtos em comunidades locais. A sua empresa pode usufruir desta forma de social commerce e alavancar as vendas.
  • Transmissões ao Vivo de Compras: Plataforma tais como Instagram Live e Facebook Live, são usadas por marcas e pessoas para transmitir sessões ao vivo de compras, onde os espectadores podem conhecer produtos em funcionamento e efetuar compras durante a transmissão.
  • Grupo de Compras do Facebook: Os grupos de compras do Facebook consegue reunir pessoas com interesses parecidos para comprar ou vender produtos. Você pode usar esta ferramenta digital para envolver o seu negócio e promover produtos direcionadamente.
  • Geração de Conteúdo pelo Usuário: Empresas gigantes como a Starbucks, incentivam os seus clientes a compartilharem fotos de suas bebidas usando sua hashtag. Isso cria um fluxo contínuo de conteúdo gerado pelos usuários, promovendo seus produtos de um jeito autêntico e poderoso.
  • Influenciadores: Escolher influenciadores certos para promover produtos em suas próprias contas sociais, é uma estratégia poderosa, principalmente se você possui o desejo de vender em massa.
  • Amazon Live: No Marketplace da Amazon, as empresas possuem um recurso interessante, o Amazon Live, onde vendedores conseguem transmitir vídeos ao vivo, demonstrando seus produtos e interagindo com usuários em tempo real.
  • Snapchat e a Realidade Aumentada: Marcas icônicas, como a Sephora, utilizam filtros de realidade aumentada do Snapchat, permitindo que os clientes experimentem seus produtos virtualmente, antes de efetuar a compra.
  • TikTok Shopping: E não acaba por aí, ainda existe o TikTok Shopping, a plataforma está explorando novas opções de compra, permitindo que vídeos curtos proporcionem experiências de compra para os usuários.

Esses exemplos mostram a ampla variedade que você tem de adotar o Social Commerce como uma metologia de aprimoramento de vendas, melhorando a experiência do usuário, conseguindo atingir novos públicos e impulsionando as vendas da sua marca.

social digital commerce estratégia

S-Commerce: Criando uma Estratégia Poderosa de Vendas Usando o Poder do Social Commerce

Social Commerce não é apenas uma tendência, na verdade, é uma oportunidade sensacional para o seu negócio.

A sua marca pode criar estratégias que não apenas geram vendas, mas que também constroem relacionamentos duradouros e sólidos com os clientes.

Preparamos algumas maneiras práticas de como você pode utilizar o poder do S-Commerce para o seu negócio, aplicando estratégias poderosas e eficazes que realmente vendem:

1. Entenda mais sobre o seu Público

Realize pesquisa e faça análise para entender quem são seus clientes, entenda os seus interesses, comportamentos de compra e quais as principais plataformas sociais eles estão.

Exemplo prático:

Se você possui uma marca de roupas para jovens adultos e descobriu que os seus clientes estão no TikTok e no Instagram.

Adapte sua estratégia de Social Commerce para essas plataformas e se concentre nelas, crie conteúdos visualmente atraentes e amplifique as interações dinâmicas entre a sua marca e os usuários.

2. Humanize sua Marca

Muitos amam o exemplo da Magalu de ter um avatar como “garota propaganda”, funciona, mas acredito que a Nike faz isso melhor, pois utiliza pessoas, os próprios clientes e grandes celebridades dos esportes para destacar os seus produtos.

Por isso, mostre o lado humano da sua marca, não compartilhe somente produtos, compartilhe histórias, mostre os bastidores.

Mostre para seus clientes a produção dos seus produtos, grave momentos especiais com a sua equipe e crie conexões emocionais, pessoas gostam e confiam em pessoas.

Exemplo prático:

Se você vende queijos artesanais, compartilhe a história da família por trás da criação desses queijos, como eles iniciaram, explique a dificuldade da criação desses queijos e como é o processo de maturação.

Crie um vídeo mostrando o momento no qual o queijo está pronto para ser retirado do confinamento, prove o queijo e mostre o sabor com a sua reação.

Isto é particularmente poderoso, principalmente para quem trabalha no ramo de alimentos.

3. Utilize UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

Demos uma palhinha sobre o UGC, mas incrementaremos agora.

Incentive seus clientes a compartilharem vídeos e fotos usando seus produtos.

Compartilhe os melhores vídeos e imagens na sua rede social, assim você consegue atrair novos clientes que fazem parte da rede dos clientes compradores, além de fortalecer a sua base de seguidores, fazendo eles confiarem ainda mais nos seus produtos do e-commerce.

Exemplo prático:

Se você possui uma loja de artigos esportivos, convide os clientes a postarem fotos usando os produtos enquanto praticam seus esportes preferidos.

As pessoas gostam de mostrar o quão são boas em algo, essa opção é poderosa e realmente funciona.

4. Promoções Especiais para Seguidores da Marca

Oferecer descontos únicos e criar ofertas especiais para quem lhe segue é uma estratégia poderosa.

Isso porque cria um senso de pertencimento a marca e incentiva o engajamento do seu público.

Exemplo prático:

Se a sua marca vende produtos de beleza orgânicos, ofereça descontos exclusivos para seus seguidores do Instagram, por exemplo.

Isso irá incentivar as compras, além de aumentar o número de seguidores para sua base.

5. Faça Sorteios Exclusivos em Lives

Criar sorteios exclusivos em suas lives funciona de forma poderosa.

Você pode sortear um produto de ticket médio interessante, mas antes incentive através de anúncios pagos, postagens gratuitas chamativas, usando gatilhos mentais e outras técnicas de copywriting para atrair as pessoas certas para a sua grande live.

Exemplo prático:

Oferte a sua live antes de qualquer coisa, chamando a atenção dos seus seguidores e incremente isto, com uma estratégia de anúncios pagos para atrair mais pessoas para sua live.

Escolha o produto certo para atingir fortemente o seu público, além disso, ofereça descontos especiais para a compra deste mesmo produto na live, de quebra diga que trará uma condição especial, além de um produto que complementa o produto principal com desconto.

5. Analise os dados e Otimize sua Estratégia

Monitorar métricas é algo fundamental para o crescimento de qualquer negócio, fortaleça a sua estratégia analisando as principais métricas do seu negócio nas redes sociais.

Métricas como: taxa de conversão do e-commerce, tráfego gerado pela rede social e engajamento são um bom começo.

Agora pegue essas métricas e use os insights para ajustar a sua estratégia ao longo do tempo.

Exemplo prático: se você possui uma loja de móveis rústicos, rastreie quais produtos são mais populares nas redes sociais e ajuste suas postagens para destacar esses itens, aumentando as chances de conversão.

6. Conte as Histórias de Sucesso dos seus Clientes

Já falei e repito, o gatilho da prova social é poderoso e funciona de forma certeira.

Compartilhar as histórias únicas de seus clientes, satisfeitos com seus produtos e que alcançaram resultados positivos em suas vidas com o que você oferece é uma estratégia poderosa.

Exemplo prático:

Se você possui uma loja virtual de suplementos nutricionais, compartilhe depoimentos dos seus clientes e mostre os resultados que eles alcançaram em sua saúde e condicionamento físico, por meio dos produtos que você vende na sua loja.

Isso inspirará confiança em outros compradores em potencial, mostrando que eles também podem alcançar esses resultados.

Combinando essas estratégias poderosas você estará pronto para bombar as vendas da sua loja, potencializando a sua presença digital nos locais certos.

Lembre-se que s-commerce ou social commerce não se trata apenas de vender produtos, mas de construir relacionamentos sólidos com seus clientes, gerando um valor genuíno e impacto positivo na vida das pessoas que rodeiam a sua marca.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é social commerce e como aplicar as principais estratégias dessa poderosa ferramenta digital, chegou a hora de aplicar o que você aprendeu aqui.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos sempre abertos a ajudar e a escutar.

Deixe um comentário abaixo falando sobre suas dúvidas que responderemos o mais rápido possível.

Vamos ficando por aqui, até a próxima.

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