Digital Commerce: O que é D-Commerce e como Usufruir Desta Estratégia Poderosa

Em um cenário digital em constante evolução, o termo “Digital Commerce” vem se destacando como um dos pilares do comércio moderno.

Com a conexão digital crescente, rumo ao avanço tecnológico, empresas de todo o globo estão adotando estratégias poderosas de D-Commerce para impulsionar suas vendas e expandir sua presença no mercado.

No artigo de hoje, adentraremos nos principais aspectos do Digital Commerce, explorando como esta prática redefiniu a forma que compramos, interagimos e vendemos produtos e serviços.

Até o ano de 2024, o comércio eletrônico irá representar quase 22% das vendas mundiais do varejo.

Mas saiba que o D-Commerce (Digital Commerce), abrange muito mais do que um clique em um botão, ou uma pesquisa online de produto para efetuar uma compra.

Tire todas as suas dúvidas sobre esta nova forma de transformar marcas em máquinas de imprimir dinheiro.

O que é Digital Commerce?

Digital Commerce, também popularmente conhecido como D-Commerce, é um processo de compra e venda de bens e serviços, por meio de plataformas e canais digitais.

Esse método, abrange uma ampla gama de transações, incluindo o próprio comércio eletrônico tradicional (e-commerce), pagamentos digitais, transações móveis e até mesmo interações nas redes sociais.

A Evolução do Digital Commerce: Rumo a Tendência Mundial

Para ajudar na compreensão plena do Digital Commerce, é fundamental analisarmos as tendências globais que o impulsionam.

Com o uso massivo de dispositivos móveis e a crescente pela personalização de experiências, somados ao crescimento gigantesco de assistentes de voz, a forma como os consumidores interagem com as marcas digitais, estão moldando nosso mercado.

Digital Commerce VS Comércio Eletrônico

Comércio eletrônico ou e-commerce significa a venda de bens e serviços na internet, geralmente usado por meio de um site configurado e dedicado a transações online, onde um cliente compra um produto em um site e o site envia esse produto a casa do cliente.

O comércio eletrônico é apenas uma fatia da jornada de compra do cliente, portanto, é considerada parte do Digital Commerce.

No entanto, o Digital Commerce inclui todos os processos e tecnologias que ajudam para o movimento do cliente durante o funil de vendas de marketing, desde o momento da aquisição, até o momento da retenção.

Use o poder da otimização de SEO para auxiliar no posicionamento de um site e-commerce no Google, adicione anúncios pagos para redirecionar e vender produtos para os usuários depois deles visitarem e saírem do seu site.

Vale a pena focar em boas tecnologias de pagamento e na engenharia logística que leva o produto do estoque até a casa do cliente, procurando ser o mais rápido e eficiente possível.

O D-Commerce ou Digital Commerce, assim como também é conhecido, abrange a próxima geração do comércio eletrônico, expandindo a jornada do cliente e a experiência de compra, além do clique para comprar, adentrando o mundo da realidade aumentada (AR, da inteligência artificial (IA), assistentes de compras e outros.

d-commerce

Como funciona o Digital Commerce: Entendendo o D-Commerce

O Digital Commerce inicia quando um cliente encontra uma marca ou um produto na internet.

Os usuários podem ver anúncios no seu feed, na sua rede social predileta (Social Commerce), no site da marca, nos resultados de pesquisa do Google ou em uma lista de produtos de varejo.

Imagine um cliente efetuando uma compra em uma plataforma de comércio eletrônico, como a Amazon, por exemplo.

Qualquer site, depende de um algoritmo complexo para viabilizar aos clientes páginas de pesquisa que aparecem de forma individual para qualquer produto ofertado.

A ordem que esses produtos aparecem no Google, pode variar de pessoa para pessoa, dependendo exclusivamente da forma como esse cliente se comporta, por meio da sua localização geográfica e uma série de outras variáveis.

Cada compra informa automaticamente ao sistema de marketing agregado, qual será a próxima aquisição.

São realizadas análises para informar qual o melhor produto a ser anunciado para o determinado cliente, e até mesmo como o suporte e as consultas dos clientes são tratadas.

Neste cenário, o digital commerce tem menos a ver com o processo de levar as compras de um ponto X ao ponto Y.

No entanto, tem mais a ver com a forma de como os dados do cliente são analisados e recolhidos, além de como esses dados podem ser aproveitados para otimizar de forma contínua a experiência de compra online.

Leia também:

Exemplos de Digital Commerce

O D-Commerce, abrange uma ampla gama de atividades comerciais online, preparamos alguns exemplos de comércio digital, confira:

  • Varejo Online: envolve a venda online de produtos físicos, como eletrônicos, roupas, bijuterias, brinquedos e outros. É razoavelmente simples abrir uma loja virtual, em plataformas de comércio eletrônico, como a Shopify, por exemplo.
  • Produtos Digitais: softwares, aplicativos móveis, e-books, cursos online e assinaturas digitais (como serviços de streaming) são tipos de produtos digitais. Existem plataformas que simplificam a venda desses tipos de produtos, como a Udemy, por exemplo.
  • Serviços Online: as empresas que vendem serviços, também podem vender os seus conhecimentos na internet. Como exemplos temos, serviços de web design, estrategistas de marketing de conteúdo, agência de seo, consultorias e outras. Plataformas como 99freela ou o próprio Workana, conectam prestadores de serviços a clientes interessados.
  • Marketplaces: os marketplaces conectam vendedores e compradores, disponibilizando uma quantidade significativa de produtos diferentes. Temos exemplos para venda de produtos físicos, como Amazon, OLX e Mercado Livre, assim como a Envato Market para produtos digitais.

Tendências do Comércio Digital

Assim como a própria internet, a experiência no comércio digital evolui constantemente.

Algumas tendências do setor incluem:

Personalização

Os cookies são pequenos pedaços de código que permitem aos sites, lembrarem dos seus utilizadores e, assim, conseguem personalizar o conteúdo para os usuários.

Esses cookies, revolucionaram a experiência do cliente digital.

Hoje, os próprios clientes esperam receber uma experiência única e 88% desses clientes, dizem preferir comprar em marcas que oferecem experiências personalizadas.

Produtos Interativos

Os donos de comércios eletrônicos começaram a incorporar o poder da realidade virtual, como pontos de contato adicionais durante a jornada de compra do cliente.

Um bom exemplo, são os sites que vendem roupas, eles podem utilizar o poder da realidade aumentada (AR) para criar provadores digitais, por exemplo.

Desta forma, os clientes podem experimentar roupas, sem sair de casa, tudo virtualmente.

Controle de inventário

Controlar o inventário continua sendo parte da despesa de vendedores digitais, este é um problema que a tecnologia tem trabalhado arduamente para resolver.

Atualmente, grandes varejistas, como a Magalu, por exemplo, usam sistemas de programação sofisticados, buscando identificar estoques de produtos em suas lojas físicas em todo o país, permitindo que sejam utilizados esses produtos da loja para serem vendidos na internet.

Isso elimina a necessidade de se ter um estoque separado, específico para o site, o que resultado em diminuição de custos.

Outros grandes varejistas mundiais, como a empresa Alibaba Express, dona do Aliexpress, eliminam o intermediário, conectando os consumidores diretamente com os fornecedores, eliminando a necessidade de manter um grande estoque.

Marketing integrado

O Digital Commerce ou comércio digital (D-Commerce), possui uma infinidade de canais, criando assim uma fragmentação na experiência do cliente.

Com o marketing integrado, ganhamos uma espécie de antídoto para este desafio.

Unificando a criatividade do marketing em todos os aspectos de contato com o cliente, as marcas conseguem alcançar uma experiência digital ligada diretamente com a satisfação e expetativa do cliente.

Automação

A medida que os varejistas tentam agilizar as operações e diminuir custos, a automação está se tornando cada vez mais popular.

Com a automação do digital commerce, as empresas conseguem concentrar em aspectos mais críticos do seu negócio, como a própria experiência do cliente, conseguindo automatizar tarefas repetitivas de suporte, marketing e inventário.

Comércio baseado em API

O Headless commerce é uma nova abordagem da era moderna, utilizada no comércio digital para separar a experiência do usuário do front-end (o que o usuário vê) da infraestrutura de digital commerce do back-end (códigos internos do site, por exemplo).

Essa nova tendência permite que as empresas ofereçam experiências mais flexíveis e personalizadas aos clientes em vários canais e dispositivos diferentes.

comércio digital

Crie a sua Própria Estratégia de Digital Commerce: O Poder do Comércio Eletrônico

O comércio digital (d-commerce) consegue amplificar o modelo do seu negócio no comércio eletrônico, conseguindo expandir as oportunidades, gerando valor e receita.

Se você conseguir aproveitar mais as tecnologias que vão desde cookies e personalização de funcionalidades de AR, a sua marca poderá criar uma experiência perfeita para os seus clientes compradores.

Por que o Digital Commerce é Importante?

Imagine a facilidade em comprar qualquer coisa, de qualquer lugar, a qualquer momento.

Isso é o que o Digital Commerce oferece, ele remove as barreiras geográficas e temporais, permitindo que a sua empresa encontre consumidores não só no Brasil, mas em todo o globo.

Sem falar que o comércio digital facilita o acesso aos seus produtos ou serviços de qualquer dispositivo, seja móvel ou não.

Os dados dos clientes podem ser coletados, fornecendo informações valiosas para que você possa aplicar estratégias de marketing personalizadas.

Leia também:

Quais são os 3 tipos de comércio eletrônico?

Conheça os 3 principais tipos de comércio eletrônico abaixo:

  • Empresa para consumidor (B2C)
  • Empresa para empresa (B2B)
  • Consumidor para consumidor (C2C)

Conclusão

À medida que o Digital Commerce continua moldando a paisagem do comércio global, as empresas possuem uma grande oportunidade de se reinventar e alcançar públicos cada vez maiores.

Perceba a sua capacidade de se adaptar às novas tendências em constante mudança, priorize a experiência do cliente e a segurança dos dados, isso será um diferencial e colocará você a frente, junto aos líderes do seu setor.

Portanto, embarcar na jornada do Digital Commerce não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para prosperar no mercado moderno.

Gostou do conteúdo, mas ainda ficou com dúvidas, comente aqui em baixo, nós podemos te ajudar.

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