O comércio eletrônico é uma indústria em constante evolução, impulsionada pela tecnologia, mudanças no comportamento do consumidor e inovações disruptivas. À medida que nos aproximamos de 2024, é crucial estar atento às tendências que moldarão o futuro do e-commerce. Neste guia, exploraremos as principais tendências do comércio eletrônico que estão definindo o cenário do e-commerce para o próximo ano.
Além disso, traremos uma visão que você, como empresário, deve ter para destacar a sua marca perante aos clientes e aos concorrentes.
Caso você não adote mudanças, a sua marca ficará para trás e não conseguirá seguir crescendo com qualidade.
Evite perdas financeiras e evolua junto ao mercado, para não ser engolido pelos “tubarões” do seu nicho de atuação.
Tendência do Comércio Eletrônico para 2024
O comércio eletrônico continuará sua trajetória de crescimento em 2024.
Isso já acontecia, inclusive, antes da pandemia, o crescimento estava acontecendo antes desse fato que marcou a história do mundo.
Durante e depois da pandemia o comércio eletrônico tomou um novo rumo de crescimento, sendo acelerado exponencialmente.
O mercado global de e-commerce está previsto para atingir novos patamares, à medida que mais consumidores optam por fazer compras online devido à conveniência e à variedade de opções disponíveis.
Além disso, as pessoas que antes não compravam na internet, agora se sentem mais seguras, porque se nunca comprou, um amigo ou familiar próximo compra e o boca a boca é uma das melhores formas de trazer mais credibilidade.
Vamos adentrar nas principais tendências do comércio eletrônico para 2024 e veremos qual rumo o e-commerce está tomando para os próximos meses e anos.
1. Integração da Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) desempenhará um papel fundamental em 2024, aprimorando a personalização da experiência do cliente.
Algoritmos de IA serão usados para analisar dados do cliente e oferecer recomendações mais precisas, aumentando as taxas de conversão e a satisfação do cliente.
A implantação de chatbots baseados em IA, recomendações personalizadas e assistentes de voz são excelentes exemplos de como a IA já está conseguindo transformar a experiência de compra online e é uma grande tendência do comércio eletrônico para 2024.
Ao estudar o comportamento e as preferências dos clientes, as empresas donas de lojas virtuais podem aproveitar a inteligência artificial para oferecer recomendações de produtos e campanhas de marketing personalizadas, melhorando assim a experiência de compra.
“A IA continuará a transformar a indústria do comércio eletrônico, proporcionando às empresas a capacidade de prever o comportamento do consumidor e de tomar melhores decisões que estimulem as vendas.”
2. Ascensão do Comércio e Buscas Pelas Tecnologias de Voz
A busca por voz está se tornando cada vez mais comum e popular, e em 2024, o comércio digital por voz ganhará destaque.
Assistentes de voz como Alexa e Google Assistant serão usados para fazer compras, exigindo que as empresas otimizem suas estratégias de SEO para pesquisa por voz.
Isso já está sendo feito e algumas empresas que conseguem enxergar o futuro e perceber o presente, estão conseguindo partir na frente.
Gráfico Trends de Pesquisa por Voz:
Esse gráfico mostra que a tendência de crescimento para as buscas de produtos por voz até 2024, crescerá em média 90%, comparado aos anos anteriores.
Esse é um crescimento massivo e você precisa se adequar a este tipo de busca se quiser conseguir continuar crescendo o seu e-commerce.
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3. Crescimento do Comércio Móvel
O comércio móvel continuará a crescer, com mais consumidores fazendo compras por meio de dispositivos móveis.
No Brasil, hoje, já se tem mais celulares do que a nossa própria população, isso já nos mostra um importante dado de crescimento.
Além disso, para você ter uma ideia, um estudo recentemente feito pelo Google mostra um dado assustador:
“Em outubro de 2016, mais de 50% do uso da Internet em todo o planeta terra já estava vindo de dispositivos móveis. Este aumento também se reflete na utilização para investigação e tomada de decisão, alguns estudos sugerem que nos próximos anos 80% das pessoas utilizarão um smartphone para pesquisar e 57% utilizam vários dispositivos.”
Estudo realizado pelo Google, publicado no Think With Google.
Por isso, você deve garantir que seu site e aplicativo (caso tenha) sejam otimizados para dispositivos móveis e ofereçam uma experiência de compra rápida, prática e responsiva para dispositivos móveis, conseguindo se adaptar a diferentes tamanhos de telas.
4. Conheça os Consumidores do Futuro
A compreensão dos consumidores do futuro é essencial para o sucesso no e-commerce para este e o próximo ano.
A Geração Z e os “Millennials” (Geração Y) terão um grande impacto em 2024, e as empresas devem adaptar suas estratégias para atender às suas preferências e valores.
Conheça alguns dos principais novos tipos de clientes que estão surgindo e continuarão a surgir até 2024:
Conectores
Os Conectores representam um grupo de consumidores que adotam um ritmo de compra oposto à pressa, priorizando um estilo de compra compartilhado e centrado na saúde mental e qualidade de vida.
Para se aproximar desse perfil, a transparência é fundamental.
Investir em detalhes que fazem toda a diferença, como calcular o custo por uso, enfatizar a sustentabilidade e garantir autenticação do produto, é crucial para atender às suas expectativas.
Construtores de Memórias
Os Construtores de Memórias são consumidores que valorizam a simplificação da vida e buscam uma maior abundância de tempo.
Para envolver efetivamente esse tipo de consumidor, concentre-se na economia do cuidado.
Por exemplo, ofereça produtos relacionados ao cuidado com a pele (skincare).
Itens que atendam a essa necessidade se tornarão prioridades para esse perfil, permitindo que eles aproveitem ao máximo seu tempo.
Neo-sensorialistas
Os Neo-sensorialistas são um grupo único, por abraçarem tanto o futuro da tecnologia quanto a realidade atual.
Para cativar esse perfil, é fundamental oferecer recompensas digitais e criar estratégias que os façam sentir-se em equilíbrio entre esses dois mundos.
Essa abordagem híbrida pode aumentar a atratividade de seus produtos e serviços, tornando-os mais relevantes para os Neo-sensorialistas.
5. Impacto da Sustentabilidade no Comércio Eletrônico
A sustentabilidade continuará a desempenhar um papel crucial em 2024.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas compras, e as empresas que adotarem práticas sustentáveis terão uma vantagem competitiva.
6. O Surgimento de Novos Métodos de Pagamento
Novos métodos de pagamento, como criptomoedas e carteiras digitais, ganharão mais popularidade em 2024.
Isso oferecerá aos consumidores mais opções de pagamento e maior segurança nas transações.
Novos métodos de pagamento, como pagamentos com criptomoeda e opções “compre agora”, “pague depois”, estão ganhando força e oferecem aos consumidores mais flexibilidade e conveniência.
7. Crescimento do Comércio Eletrônico Transfronteiriço
O comércio eletrônico transfronteiriço continuará a crescer à medida que as barreiras geográficas estão sendo superadas.
Para o cenário brasileiro, as vendas para outros países possuem algumas barreiras, mas tudo indica que elas serão quebradas, principalmente em 2024.
As empresas que buscarem expandir globalmente, precisarão considerar questões como regulamentação, logística e adaptação cultural.
8. Usando a Mídia Social como Plataforma de Vendas
Isso já está acontecendo e é uma grande tendência do comércio eletrônico.
Esse método possui alguns nomes, Social Commerce, M-Commerce ou Mobile Commerce.
São métodos diferentes, mas todos são voltados para dispositivos móveis, tecnologias mais utilizadas para este tipo de objetivo.
As redes sociais se consolidarão ainda mais, como poderosas plataformas de vendas em 2024.
As empresas investirão em estratégias de marketing social e na integração de funcionalidades de compra diretamente nas redes sociais.
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9. Entrega no Mesmo Dia
A expectativa de entrega rápida crescerá em 2024, levando as empresas a investirem em logística avançada, incluindo drones e entregas no mesmo dia, para atender às demandas dos consumidores por rapidez.
A Amazon e o Mercado Livre já estão fazendo de tudo para implementar essas estratégias e muito provavelmente, serão pioneiras neste tipo de tecnologia de entrega rápida.
Conclusão
O mercado está mudando, os consumidores e suas necessidades também.
Se você é dono de um e-commerce e não quer ver o “barco afundar”, você precisa correr e se adaptar para conseguir continuar crescendo.
É importantíssimo que você tenha uma visão ampla de mercado e saiba para onde o seu nicho de negócio está indo.
Entender a mentalidade dos seus clientes é fundamental para poder criar uma abordagem clara, organizada e funcional.
Então é isso, querido leitor, espero que esse conteúdo tenha dado uma chacoalhada na sua cabeça e que você consiga despertar uma visão mais avançada, pensando a longo prazo, mas aplicando a curto prazo.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por gentileza, deixe-a nos comentários.
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Além disso, é um expert em Copywriting e Marketing de Conteúdo, direcionando estratégias digitais específicas para negócios.
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Diego é pai, apaixonado pela vida e um ávido estudioso das áreas mais inovadoras da tecnologia web.